O MEC, a Rede Federal e uma instituição privada promovem cursos de profissionalização em tecnologia da informação, incluindo inteligência artificial, internet das coisas, dados em nuvem e empreendedorismo digital para 5 mil estudantes.
Os Institutos Federais, localizados na Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí e Sergipe, vão adotar uma iniciativa inovadora a partir de 2025. Neste ano, estas instituições oferecerão, por meio do Ministério da Educação, 5 mil vagas em cursos de qualificação profissional para mulheres em áreas tecnologia.
A inclusão da tecnologia na formação das mulheres tem um grande impacto na sociedade. Com a qualificação, as mulheres podem se tornar profissionais capacitadas para trabalhar em setores que marcariam um grande avanço na sociedade, como a tecnologia da informação. Os Institutos Federais buscam, com essa ação, gerar oportunidades de emprego e responsabilidade social para as mulheres.
Parceria entre MEC, Huawei e Rede Federal oferece cursos de tecnologia
A inovação tecnológica ganha destaque em uma parceria inédita entre o Ministério da Educação (MEC), a multinacional Huawei e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O projeto ‘Mulheres para a Tecnologia Brasileira’, com investimento de R$ 5 milhões, visa incluir estudantes vulneráveis em cursos de tecnologia da informação. Este programa oferece bolsas para que as estudantes permaneçam nos cursos de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), nuvem e empreendedorismo digital. Além disso, prioritizará estudantes da própria Rede Federal. A parceria visa identificar as necessidades do mundo do trabalho e oferecer formação melhor e oportunidades de empregabilidade e renda. ‘A tecnologia da informação é fundamental para a produtividade e o desenvolvimento social. O Brasil precisa de profissionais qualificados para atuar nesse setor e contribuir com a economia’, enfatizou Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo