A OAB-SP, com um quarto da advocacia do país, inicia eleição para o triênio com registro de chapas, propaganda dos candidatos, sistema de votação e plataforma de votação em pontos de votação.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) está prestes a iniciar o processo de eleição para o triênio 2025-2027, que promete ser um momento crucial para a advocacia paulista. Com um quarto da advocacia do país concentrada na seccional paulista, a disputa promete ser acirrada.
Nesta quinta-feira (3/10), as chapas começarão a ser registradas e a propaganda dos candidatos será liberada, marcando o início oficial da eleição. A votação será um momento decisivo para definir os rumos da OAB-SP nos próximos anos. O pleito é aguardado com expectativa pelos advogados paulistas, que esperam que os candidatos apresentem propostas inovadoras para o futuro da advocacia. A escolha certa pode fazer toda a diferença.
Eleição da OAB-SP: Votação Online e Expectativa de Recorde de Participação
A eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo está prestes a ocorrer e, pela primeira vez, será realizada de forma totalmente online. A plataforma de votação, que pode ser acessada via internet, permitirá que os cerca de 380 mil advogados e advogadas paulistas registrem seus votos de forma remota, sem a necessidade de se deslocar às subseções do estado.
Essa mudança no sistema de votação é esperada para aumentar a participação dos eleitores, que historicamente é baixa. A presidente da OAB-SP, Patrícia Vanzolini, acredita que as razões logísticas são responsáveis por isso. ‘A eleição da OAB tem algumas peculiaridades que fazem com que o comparecimento seja muito baixo. Ao contrário do que ocorre nas eleições partidárias, não há pontos de votação em todo o estado. Há pontos nas subseções, então, muitas vezes, o advogado que reside em uma cidade distante tem de viajar por duas ou três horas para votar.’
A plataforma de votação será operada pela Webvoto, empresa que conduziu as eleições online pioneiras de 2021. Ela foi habilitada em edital do Conselho Federal da OAB e vai atender também a outras seccionais. Ao todo, 16 seções da OAB adotarão o voto digital neste ano.
Escolha da Plataforma e Segurança
A escolha da plataforma de votação foi feita após uma análise cuidadosa. A Webvoto foi escolhida por ter experiência prévia em eleições online e por ter demonstrado expertise na área. ‘É uma empresa que, por ter tido essa experiência prévia, já vinha mais credenciada. Em São Paulo, não dá para arriscar, é muita responsabilidade. Existe uma desconfiança injustificada do ponto de vista objetivo, mas que sabemos ser natural diante de qualquer coisa nova. Então, como as coisas já funcionaram bem com essa empresa, já existe uma expertise, nós achamos ser a opção mais segura para dar tudo certo’, afirma Patrícia Vanzolini.
A OAB-SP espera que a votação online aumente a participação dos eleitores e promova uma maior representatividade e inclusão. A eleição está marcada para o dia 21 de novembro e os advogados e advogadas paulistas poderão registrar seus votos de forma remota, por meio da plataforma de votação. A expectativa é que a participação seja recorde, com cerca de 100 mil votos a mais do que o registrado usualmente.
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo