ouça este conteúdo
Unidade no bairro Guajuviras, com redução nos atendimentos, desmontagem da estrutura, higienizada, desinfetada e reabastecida.
O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas (RS) optaram por relocar o hospital de campanha (HCamp) que opera na região. A partir de agora, o atendimento será realizado no bairro Guajuviras, devido a uma diminuição de 75% nas consultas.
Com a mudança do HCamp para o bairro Guajuviras, a expectativa é que a comunidade local tenha acesso a um serviço de saúde mais eficiente e próximo. A nova localização visa otimizar os recursos disponíveis e garantir um atendimento de qualidade para a população.
Desmontagem e Reabertura do HCamp de Canoas
O hospital de campanha, conhecido como HCamp, situado nas proximidades do abrigo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), encerrará suas atividades às 7h da manhã desta quarta-feira (12). Após esse horário, equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) serão responsáveis pela desmontagem da estrutura, que será posteriormente transferida para um novo local, onde passará por um processo de higienização, desinfecção e reabastecimento. A previsão é de que a reabertura ocorra nos próximos dias.
Desde o início de maio, quando iniciou suas operações, o HCamp de Canoas prestou atendimento a aproximadamente 4,3 mil indivíduos. O hospital continuará em funcionamento, mantendo suas portas abertas para a comunidade. Segundo o secretário de Atenção Primária à Saúde do ministério, Felipe Proenço, as ações em curso visam adaptar a estrutura do hospital à atual realidade da cidade.
Com uma equipe composta por seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem, o hospital de campanha permanecerá em operação 24 horas por dia. Sua capacidade de atendimento varia entre 150 e 200 pacientes diariamente. O secretário municipal de Saúde de Canoas, Mauro Sparta, destacou a importância do HCamp durante este período crítico, ressaltando a continuidade dos serviços de saúde prestados à população.
As equipes que atuam no HCamp serão temporariamente realocadas para as unidades básicas de saúde São José, Igará e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boqueirão, garantindo a continuidade do atendimento à população durante o processo de transição.
Atuação da Força Nacional do SUS no Rio Grande do Sul
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) prestou assistência a um total de 13,2 mil pessoas no estado do Rio Grande do Sul, a partir do mês de maio. Em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, foi iniciado um mutirão de atendimentos nas ilhas da capital gaúcha na terça-feira (11). Ao todo, 50 indivíduos receberam cuidados médicos.
Três equipes da Força Nacional atuaram nas ilhas da Pintada e de Flores, oferecendo atendimento em uma tenda de saúde montada na região, além de assistência móvel, na qual os profissionais deslocam-se pela área para prestar suporte. O mutirão de atendimentos continuará até o próximo sábado (15), com o objetivo de garantir o acesso à saúde para a população local.
Otávio Augusto, representante do Ministério da Saúde, ressaltou a importância dessas ações conjuntas para garantir o atendimento e a assistência necessária à comunidade, especialmente em momentos críticos como o atual. A atuação da Força Nacional do SUS demonstra o compromisso em oferecer suporte e cuidados à população, reforçando a importância da saúde pública e do trabalho conjunto entre as diferentes esferas governamentais.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo