Atentados em Brasília pelo envolvimento do presidente, exército e manifestações. Investigação com base em vídeos, áudios e relatórios.
Desde 2023, a Polícia Federal tem realizado diversas operações com o objetivo de reunir provas contra suspeitos de envolvimento nos ataques às sedes do Congresso, da Presidência da República e do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorridos em 8 de janeiro daquele ano.
Ao todo, foram 26 operações realizadas, divididas entre duas frentes: 25 fases da Lesa Pátria e 1 fase da Tempus Veritati (Hora da Verdade). A primeira a ser deflagrada foi a Lesa Pátria, que teve como alvo participantes dos ataques, financiadores deles e agentes públicos que não agiram para evitá-lo.
Operação Tempus Veritatis
A Operação Tempus Veritatis teve início em 2024 e é uma investigação que visa apurar atividades relacionadas a uma tentativa de golpe de Estado com o objetivo de manter Jair Bolsonaro no poder. A operação conta com um total de 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão. Entre os detidos estão Filipe Martins, Marcelo Câmara, major Rafael Martins e o coronel Bernado Romão Corrêa Netto. O ex-ajudante de ordens Mauro Cid também fez um acordo de delação premiada, no qual detalhou o envolvimento de Bolsonaro em diversas atividades ilícitas.
Operação Lesa Pátria
A Operação Lesa Pátria foi deflagrada em janeiro de 2023 e desde então, já passou por 25 fases de investigação. Foram mais de 396 mandados de busca e apreensão e 116 de prisão expedidos. Também foram condenadas, até o dia 29 de fevereiro, 101 pessoas por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Entre os presos estão empresários, produtores rurais e integrantes de grupos suspeitos de financiar os ataques e os acampamentos de onde os golpistas partiram.
🧶Todas as operações
Ao longo das diversas fases da Operação Lesa Pátria, que datam desde 2023, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em vários estados, levando a prisões e apreensões de material suspeito. Além disso, nomes proeminentes, incluindo parentes e aliados próximos ao então presidente, foram alvos das investigações. G1 solicitou à Polícia Federal os dados atualizados das 25 fases da operação, mas resposta não foi fornecida até a última atualização. A linha do tempo dessas operações fornece um histórico detalhado do avanço das investigações e desenvolvimento dos processos judiciais.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo