Mais de 9,7 mil pessoas disputam 180 vagas em prova de múltipla escolha para carreira militar em especialidades de engenharia.
O vestibular do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) é um dos mais concorridos do país, e sua primeira fase está prestes a acontecer. Neste domingo (13), milhares de candidatos se reunirão em várias cidades do país para disputar as 180 vagas disponíveis. A competição será acirrada.
Com mais de 9,7 mil candidatos inscritos, o vestibular do ITA é um verdadeiro concurso de habilidades e conhecimentos. A prova, que começa às 13h (horário de Brasília), é o primeiro passo para quem deseja ingressar no instituto. O processo seletivo é rigoroso, e apenas os mais preparados terão a chance de conquistar uma vaga. A pressão é grande, mas a recompensa é ainda maior.
Vestibular: Conheça os detalhes da prova de admissão do ITA
A prova da primeira fase do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é realizada em um único dia, com 48 questões de múltipla escolha de matemática, física, química e inglês. Além de São José dos Campos, onde 970 candidatos se inscreveram, as provas acontecem em pelo menos outras 24 cidades brasileiras, sendo 19 capitais. Esse é um dos principais processos seletivos para ingressar no ITA.
A segunda fase, com questões dissertativas, acontece do dia 5 ao dia 8 de novembro, sendo cada dia para as seguintes disciplinas respectivamente: matemática, química, física e português. Essa etapa é fundamental para avaliar as habilidades dos candidatos e selecionar os melhores para as vagas disponíveis.
O ITA oferece oito especialidades de engenharia: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas. Essas opções são altamente procuradas por candidatos que desejam seguir carreiras na área de engenharia.
Foram 9.781 inscritos, sendo 7.598 candidatos do sexo masculino e 2.183 do sexo feminino. Desse total, 1.824 são ‘treineiros’, ou seja, candidatos que já participaram do vestibular anteriormente. A concorrência é intensa, e apenas os melhores serão selecionados para as vagas disponíveis.
A divulgação da relação dos candidatos classificados para a segunda fase deve ser divulgada no dia 28 de outubro. É fundamental que os candidatos estejam atentos às datas e prazos para não perderem a oportunidade de participar do processo seletivo.
Ao todo, são 140 vagas voltadas para candidatos que queiram atuar como civis e 40 voltadas à carreira militar. Em ambos os casos, 20% das vagas são reservadas para candidatos negros. Essa é uma oportunidade única para aqueles que desejam seguir carreiras na área de engenharia e contribuir para o desenvolvimento do país.
Concurso: O que esperar do vestibular do ITA
O vestibular do ITA é um dos principais processos seletivos para ingressar no instituto. É fundamental que os candidatos estejam preparados para enfrentar as provas e demonstrar suas habilidades e conhecimentos. A concorrência é intensa, e apenas os melhores serão selecionados para as vagas disponíveis.
O exame de admissão é uma oportunidade única para aqueles que desejam seguir carreiras na área de engenharia e contribuir para o desenvolvimento do país. É importante que os candidatos estejam atentos às datas e prazos para não perderem a oportunidade de participar do processo seletivo.
A prova da primeira fase é realizada em um único dia, com 48 questões de múltipla escolha de matemática, física, química e inglês. A segunda fase, com questões dissertativas, acontece do dia 5 ao dia 8 de novembro, sendo cada dia para as seguintes disciplinas respectivamente: matemática, química, física e português.
O ITA oferece oito especialidades de engenharia, e os candidatos podem escolher a área que mais lhes interessa. É fundamental que os candidatos estejam preparados para enfrentar as provas e demonstrar suas habilidades e conhecimentos.
A divulgação da relação dos candidatos classificados para a segunda fase deve ser divulgada no dia 28 de outubro. É importante que os candidatos estejam atentos às datas e prazos para não perderem a oportunidade de participar do processo seletivo.
Ao todo, são 140 vagas voltadas para candidatos que queiram atuar como civis e 40 voltadas à carreira militar. Em ambos os casos, 20% das vagas são reservadas para candidatos negros. Essa é uma oportunidade única para aqueles que desejam seguir carreiras na área de engenharia e contribuir para o desenvolvimento do país.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo