Expectativa de um dos melhores verões em anos para turismo, rede hoteleira, comércio, bares e restaurantes, devido ao feriado de Natal e ao sol.
O verão já começou e os visitantes já estão aproveitando as praias de Florianópolis. Gaúchos, paranaenses, paulistas, mineiros, catarinenses vindos do Oeste e alguns argentinos estão começando a marcar presença, mas ainda não em grande número. Os ambulantes de praia estão otimistas com a temporada, mas afirmam que ainda não está lotado, mesmo com o termômetro marcando acima dos 30ºC no feriado de Natal.
O trânsito fluiu bem e as praias não estavam lotadas, pelo menos no Campeche. É apenas o começo da estação mais quente do ano, e as expectativas para o turismo, a rede hoteleira e os comércios de praia são altas. A temporada promete ser bem-sucedida para o setor, e os comerciantes estão ansiosos para receber ainda mais visitantes dispostos a desfrutar das praias e gastar nos bares e restaurantes locais.
.
Aproveitando os cinco dias de verão em Florianópolis
No meio do ano, a corretora de imóveis Caroline Couto Carrara, 31 anos, e o noivo Lucas visitaram Florianópolis pela primeira vez. A família, que é de São Paulo, gostou tanto que resolveu voltar para aproveitar mais cinco dias no verão e trouxeram os filhos, Vinicius e Luisa. ‘Gostamos de tudo. As praias muito lindas, o clima, as pessoas. Eu gostei mais da praia de Jurerê e fomos lá tanto em junho quanto agora’, conta Caroline. Eles querem aproveitar ao máximo este verão, para curtir cada momento na estação mais quente do ano.
Na primeira visita, em junho, a chuva atrapalhou um pouco, mas dessa vez, o sol colaborou. A família retorna hoje para São Paulo, mas quando possível, pretende voltar à ilha e reencontrar a beleza do verão. A volta à Florianópolis é planejada para ainda este ano para desfrutarem das praias em toda a sua plenitude.
O verão de Victor Hugo e sua paixão por Florianópolis
O garçom Victor Hugo Meyer, 18 anos, mora no Abraão, no Continente, e está aproveitando bastante o verão na capital de Santa Catarina. Apaixonado pela temporada e pela curtição com os parceiros, Victor teve uma missão ontem: enterrar o amigo William Joseph Ryan, um inglês de 19 anos, na areia da praia. É notável o quanto o verão deixou Victor animado para curtir cada dia ao ar livre e sob o sol quente.
Joseph vive há três no Brasil, segundo ele, o melhor país do mundo. Recepcionista num hotel, conta que ama o verão e a vida em solo brasileiro, especialmente em Floripa. ‘As pessoas, a cultura aqui é incrível, gente boa, comida maravilhosa. Aqui em Floripa mesmo é tranquilidade’, conta o jovem, que tem na Joaquina a sua praia favorita na Capital, onde adora passar seus dias de verão.
A rotina de Claudia Maria durante a estação mais quente
Trabalhando como ambulante na praia do Campeche há oito anos, Claudia Maria Gonçalves Jardim, 41 anos, divide a missão com o companheiro, Marcos Esteves Carvalho, de 48 anos. ‘Ainda está um pouco fraco o movimento, mas estão falando que vêm muitos turistas. Estamos aguardando’, diz Claudia. Para ela, essa estação é a de maior expectativa de movimento e faturamento, com as pessoas aproveitando as praias e o sol quente do verão para relaxar e se divertir.
Segundo ela, o lucro ainda é pouco e o público vem reclamando dos preços, mas ela tem fé que a chave vai virar. O carrinho dela tem de tudo: bola de futebol, raquete e bolinha de frescobol, boné, chapéu, viseira, canga, saída de banho, biquíni… ‘um pouquinho de cada para o cliente chegar e não sair sem comprar nada’, brinca a comerciante, confiante de que o negócio vai prosperar no verão.
Entre tantas histórias de turistas, o empresário Adavilson José Teles da Silva, 36 anos, veio de Caxias do Sul (RS) para curtir o verão em Florianópolis e outras praias da região. ‘A questão d’água, não tem o que falar. Em Santa Catarina as águas são maravilhosas. Muito limpas. Nota dez’, elogia o turista. A família chegou na véspera do Natal, alugou um espaço no Campeche e vai ficar até a próxima quinta-feira aproveitando ao máximo as praias. Além de Florianópolis, a intenção é ir para Itapema para seguir celebrando o clima quente do verão.
Montador de forro e divisórias, Erasmo Carlos Bessa, 56 anos, é de Uberlândia (MG). Ele também não conhecia as praias de Florianópolis, mas esteve em diversos balneários, como o litoral de São Paulo, no Brasil, e as praias da Bélgica e Itália, na Europa, onde morou por mais de uma década. ‘As praias brasileiras são muito mais bonitas que na Europa. Sem comparação. Água muito melhor, mais limpa. Isso aqui é lindo’, disse o turista que estava na praia com parentes e amigos.
Rudinei Weirich, 43 anos, chegou na Capital dia 23 pela manhã. Natural de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, veio passar as férias com a mulher, a dona de casa Ivanice, 40 anos. Desde que chegou, o casal conseguiu aproveitar todos os dias. Além do Campeche, ontem, foram à Joaquina, mas a favorita é mesmo o Campeche. ‘Na primeira vez que eu vim pra cá, acabei parando aqui e todo ano a gente vem’, explica Rudinei, que ainda pretende visitar a Barra da Lagoa e a praia Mole antes de retornar para casa, na próxima quarta-feira, para continuar aproveitando ao máximo o verão em Santa Catarina e suas belas praias.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo