Mais furos que um queijo suiço: já são 11 ocorrências do tipo desde janeiro. Banco Central confirmou medidas sancionadoras. Incidentes envolvem Pix da Caixa e Banco Central irá repassar dados cadastrais.
O Banco Central divulgou informações sobre um novo incidente relacionado ao sistema Pix, confirmando o vazamento de 644 chaves Pix vinculadas à Caixa Econômica Federal.
Essa notícia de um novo vazamento traz à tona o comprometimento do sistema, que já registrou 11 incidentes em 2024, com mais de 259.998 vazamentos totais. O aumento expressivo desses incidentes implica em um comprometimento significativo da segurança no sistema Pix.
Desastre Cibernético: Vazamento de Chaves Pix Afecta Milhares de Usuários
Um novo incidente de vazamento, ocorrido entre os dias 24 e 25 de setembro, colocou em risco a segurança de milhares de usuários, comprometendo informações sensíveis como nomes de usuário, CPFs, instituições de relacionamento, agências, números e tipos de conta, datas de abertura de conta, entre outros. Felizmente, dados como senhas bancárias e saldos atuais não foram afetados, o que elimina as chances de que terceiros movimentem os recursos das vítimas. No entanto, a situação continua alarmante.
O Banco Central (Bacen) informou que será notificar os afetados exclusivamente através dos aplicativos de seus bancos. Além disso, a instituição destacou que adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará medidas sancionadoras previstas na regulação vigente, reforçando sua postura em relação ao comprometimento de dados e incidentes.
Um Ano de Incidentes: Vazamentos de Chaves Pix Aumentam Exponencialmente
Desde março deste ano, o número de vazamentos de chaves Pix tem aumentado exponencialmente. Em março, mais de 46 mil chaves cadastradas na Fidúcia SCM, instituição financeira mineira para microempreendedores, foram comprometidas em uma escala menor. No final do primeiro trimestre de 2024, foi a vez do Banpará, que expôs dados cadastrais de mais de 3 mil chaves.
O segundo trimestre também viu o vazamento de mais 22 mil chaves reportadas pelo Banco Central, com foco em duas fintechs, a Iugu e Pagcerto. Entre julho e outubro, mais de 100 mil chaves foram comprometidas entre organizações como 99Pay, Unicred, BT Pactual, Shopee e Qesh.
Vazamento de Chaves Pix e suas Implicações
O vazamento de chaves Pix é uma ameaça real para a segurança dos usuários. Com informações como nomes de usuário, CPFs, instituições de relacionamento e dados cadastrais expostos, os usuários estão vulneráveis a fraudes e outros tipos de crimes. Além disso, o comprometimento desses dados pode afetar a confiança dos usuários em relação às instituições financeiras.
O Banco Central está trabalhando para prevenir esses incidentes e aplicar medidas sancionadoras para os responsáveis. No entanto, é fundamental que os usuários estejam atentos e sigam medidas de segurança para proteger seus dados e evitar fraudes.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo