A partir desta segunda-feira (4), a SMS passa a adotar um novo esquema vacinal contra a Poliomielite no Brasil, substituindo duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) com inativada poliomielite, preconizado pelo Ministério da Saúde de Maceió.
A partir desta segunda-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a adotar um novo esquema vacinal contra a Poliomielite, que afeta principalmente as crianças com menos de 5 anos de idade, causando paralisia nos membros inferiores.
Com o objetivo de reduzir os casos de Poliomielite no município, a SMS planeja imunizar 100 mil crianças menores de 5 anos com a vacina oral poliomielite bivalente entre os dias 4 e 16 de maio. A vacina é uma forma eficaz de prevenir a doença, que é causada pelo poliovírus e pode levar a sequelas graves se não for tratada a tempo. A vacinação é obrigatória para todos os menores de 5 anos, portanto, as mães e responsáveis devem garantir que as crianças estejam atualizadas com as doses da vacina oral poliomielite bivalente.
Novo Esquema Vacinal Contra a Poliomielite
O Ministério da Saúde definiu um novo esquema vacinal, exclusivo, para erradicar a Poliomielite no Brasil. Nesse contexto, a vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) é substituída por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP). Portanto, o esquema vacinal contra a doença passará a ser composto exclusivamente pela VIP.
Essa medida visa continuar o processo de erradicação da Poliomielite, doença infectocontagiosa viral aguda. A vacinação para crianças de 2 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) será composta por 3 doses, sendo a primeira dose aos 2 meses, a segunda dose aos 4 meses e a terceira dose aos 6 meses, e o reforço aos 15 meses de idade. Dessa maneira, as duas doses de reforço com VOPb serão substituídas por uma dose de reforço com VIP aos 15 meses de idade.
É importante ressaltar a importância da verificação quanto ao imunobiológico utilizado na última dose ou no reforço recebido. Portanto, os pais e responsáveis devem levar as crianças até uma unidade de saúde mais próxima para avaliar a situação vacinal e atualizar a caderneta de vacinação.
A coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, informou sobre a necessidade de atualizar a caderneta de vacinação, pois o esquema vacinal contra a Poliomielite foi alterado.
Locais de Vacinação
Para se vacinar contra a Poliomielite, as crianças devem ser levadas até uma unidade de saúde mais próxima. Além disso, há outros locais de vacinação disponíveis, como o Maceió Shopping, o Pátio Shopping, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT Mercado – Levada) e a Saúde da Gente.
A Poliomielite é uma Doença Infectocontagiosa Viral Aguda
A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que pode causar paralisia flácida, de início súbito. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (objetos, alimentos e água contaminados), ou pela via oral-oral (ao falar, tossir ou espirrar). O último caso de infecção pelo poliovírus no Brasil ocorreu em 1989. O País está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo