Sete universidades brasileiras estão no TOP 10 da América Latina na lista da Times Higher Education, com 69 no TOP 100, em métrica de influência em pesquisas.
A Universidade de São Paulo voltou a ser a _melhor universidade da América Latina_ com o apoio das instituições de ensino e da sociedade.
A lista da Times Higher Education, divulgada em 12 de janeiro de 2029, surge após seis anos de não ser a número um. A USP havia ficado em segundo lugar na edição anterior, divulgada em 2023, perdendo a liderança para a Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Universidades lideram o ranking da América Latina
A Universidade de São Paulo (USP) conquistou o primeiro lugar no ranking de universidades da América Latina da Times Higher Education, enquanto a Pontifícia Universidade Católica do Chile caiu três posições. Este ano, o pódio foi dominado por instituições brasileiras, com a USP sendo seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também apareceram na lista dos primeiros lugares.
Reconhecimento de excelência
O Brasil é destaque no ranking graças a uma nova métrica de influência em pesquisas, que destacou a excelência do país na área. O país tem 7 das 10 primeiras instituições mais bem colocadas e é o país mais representado no TOP 100, com 69 instituições classificadas. A Universidade do Chile e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também foram incluídas na lista.
Ranking baseado em critérios rigorosos
O ranking é baseado em critérios rigorosos, incluindo: Ensino (ambiente de aprendizagem); Ambiente de pesquisas (volume, investimento e reputação); Qualidade de pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); Perspectiva internacional (funcionários, estudantes e pesquisas); e Indústria (renda e patentes). A Universidade de São Paulo (USP) liderou o ranking em 2023, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo