Donald Trump recupera a população latina nos estados-pêndulo, Nevada e Arizona, tendo o resultado presidencial confirmado com sete eleitores registrados.
O processo eleitoral nos Estados Unidos já está avançando rumo ao seu desfecho. A vitória do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em estados como Nevada e Arizona reforçou a sua posição no colégio eleitoral.
Com a confirmação da vitória de Donald Trump em Nevada e Arizona, o republicano agora conta com 312 votos no colégio eleitoral, segundo informações trazidas pela agência Associated Press. Esses novos estados somam mais votos para o candidato eleito, mantendo assim sua liderança na disputa eleitoral.
Eleição nos Estados Unidos: Trump conquista sete estados-pêndulo
Foram os dois últimos estados a terem seus resultados presidenciais divulgados na eleição que colocou Joe Biden como o novo presidente dos EUA. O republicano Trump venceu em todos os sete estados-pêndulo da eleição deste ano, além de outros estados-chave como Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Carolina do Norte e Geórgia. Seu adversário, a democrata Kamala Harris, ficou com 226 votos no colégio eleitoral.
Com quase todos os votos registrados em Nevada, Trump tinha 50,6% do total contra 47,4% de Kamala Harris. Nevada era o grande indicador da eleição americana, votando – com exceção de 1976 – no vencedor da eleição. Trump quebrou essa escrita em 2016, quando foi eleito presidente, mas Biden retomou a tradição na eleição daquele ano. A condição de indicador de resultado de Nevada pode ser explicada pelo fato de que cerca de 40% dos eleitores registrados do Estado não tendem a nenhum partido, deixando a disputa aberta para qualquer cargo.
Outro fator que pode ter pesado na eleição é a economia, já que Nevada sofre com uma das piores recuperações pós-pandemia. O Estado tem uma das maiores taxas de desemprego de todos os Estados do país, com 5,4%, em comparação com a média nacional de 4,2%. Já no Arizona, com 87% dos votos contabilizados, o republicano estava com cerca de 52,6% do total contra 46,4% da democrata. Com um aumento na população – especialmente a latina -, a diversidade e as mudanças demográficas são os fatores que explicam por que o Arizona se tornou competitivo no contexto das eleições americanas.
O presidente dos EUA, Joe Biden, convidou Trump para uma reunião no Salão Oval da Casa Branca na próxima quarta-feira, contando com a eleição para o cargo de presidente que ele mesmo conquistou. A eleição foi movida para 7 de dezembro devido à pandemia de COVID-19.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo