Florianópolis enfrenta tráfego intenso nas rodovias devido ao aumento de visitantes durante a temporada de sol e as férias escolares.
O verão está chegando, e com ele vêm as altas temperaturas, as praias lotadas e muita diversão. Muitas pessoas aproveitam a alta estação para viajar, descansar e curtir as belas paisagens do litoral. Neste período, cidades como Florianópolis se preparam para receber um grande número de turistas em busca de sol, mar e diversão.
Com a chegada da estação mais quente do ano, a expectativa é que 2,5 milhões de turistas visitem a cidade entre dezembro e março de 2024. No entanto, a grande demanda também traz alguns desafios, como o impacto no trânsito local. A cidade se prepara para receber um grande fluxo de veículos e turistas, o que pode afetar a mobilidade de quem vive ou visita Florianópolis.
Desafios de mobilidade no verão
Pequenos e grandes acidentes, problemas mecânicos, filas quilométricas e horas no trânsito são fatores que incomodam moradores e turistas, sendo um grande desafio a ser vencido durante a alta estação.
Na SC-401, a mais movimentada do Estado, o constante registro de acidentes e panes mecânicas causa transtornos na mobilidade que, dependendo do horário, refletem durante todo o dia.
Uma das soluções para ajudar a restaurar rapidamente a normalidade são os guinchos, que facilitam a remoção de veículos com problemas mecânicos ou envolvidos em acidentes sem vítimas, liberando a faixa durante a alta temporada.
Soluções em destaque para o verão
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, há um contrato de guinchos para Florianópolis em vigor durante a estação quente.
Uma empresa contratada, cujo pátio está localizado no Jardim Eldorado, em Palhoça, é responsável por atender às demandas da Grande Florianópolis, inclusive dentro da Ilha, durante o recesso de fim de ano e férias escolares.
Desafios enfrentados durante o verão
A localização do pátio chama atenção. No fim de outubro, uma carreta teve problemas mecânicos na SC-401, próximo ao Morro das Madereiras, no sentido Norte da Ilha. Uma fila se estendeu por 3,5 quilômetros e o guincho, vindo de Palhoça, teve dificuldades para chegar. Somente após três horas, e com escolta da PMRv (Polícia Militar Rodoviária), o guincho removeu o veículo, causando transtornos devido às panes mecânicas durante a estação mais quente do ano.
Conforme a pasta, ‘os guinchos têm prazo máximo de até um hora para chegarem ao local’. O acionamento dos guinchos é feito pela PMRv, uma tentativa de garantir a mobilidade durante a temporada de sol.
Iniciativas para melhorar a mobilidade no verão
Para tentar evitar mais casos durante o verão, em alguns horários e pontos da SC-401 haverá restrição na circulação de veículos pesados. A operação deve iniciar na sexta-feira e seguir até o fim da alta temporada, visando amenizar os transtornos causados pelo trânsito durante a estação quente.
O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), por intermédio do promotor Daniel Paladino, instaurou inquérito nesta segunda-feira (18) a fim de encontrar alternativas para a SC-401, visando melhorias na mobilidade durante o verão.
A primeira medida será uma reunião no dia 31 de janeiro com Legislativo, Executivo Estadual e Municipal, Fiesc, demais entidades de classe e a sociedade civil. A meta é sair com algum projeto para ampliar a SC-401 durante a alta estação.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo