Jovem apaixonado por desenho, viveu em barraco, recebeu apoio da mãe e estudou Técnico em Eletromecânica na Fundação de Apoio à Escola Técnica.
A jornada de Vitor Braga pela educação em uma instituição pública de ensino foi marcante, culminando na formatura na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), um espaço de aprendizado profissionalizante e superior no estado do Rio de Janeiro. O sonho de ser professor, de compartilhar conhecimento com outros jovens, é um desejo que Vitor Braga não abandona.
A decisão de seguir carreira em educação foi guiada pela paixão por ensino e formação, “saber ensinar”, para ele. A experiência adquirida na FAETEC foi transformadora e “tinha tudo para dar errado”, mas o apoio da família e a determinação foram cruciais para que Vitor Braga pudesse concretizar seu objetivo de formar alunos que venham a ser futuros profissionais de alto nível. A educação é, para ele, “o maior presente que podemos dar para o futuro de um país”.
Transformando Vidas através da Educação
Em uma história inspiradora, Vitor Braga, de 29 anos, superou todas as expectativas ao encontrar seu caminho na vida, graças à educação e ao incentivo de sua mãe. Em uma região periférica do Rio de Janeiro, onde muitos jovens enfrentam desafios, Vitor se destacou ao se tornar engenheiro mecânico, transformando sua vida e inspirando muitos.
O Começo: Educação e Incentivo Familiar
Com o sonho de trabalhar com desenho, Vitor ingressou na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no 1º ano do Ensino Médio, graças ao incentivo da sua mãe, que acreditava na importância da educação. O entusiasmo da sua mãe por educação e a dedicação de Vitor ao estudo de desenho técnico o motivaram a se formar no curso de Técnico em Eletromecânica da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Dificuldades e Inseguranças da Infância
Vitor relembra da sua infância como uma época difícil, vivendo em uma casa simples feita de madeira, onde os dias de chuva eram marcados pela constante insegurança de perder o único teto. No entanto, sua mãe, entusiasta da educação, e os professores que o apoiaram, foram fundamentais para o seu sucesso. ‘Minha mãe queria que eu fizesse o ensino médio profissionalizante, mas eu só pensava em ser desenhista. Ela insistiu tanto que fui tentar a prova da Faetec’. Passou. ‘As pessoas na rua ficavam surpresas ao me ver saindo da favela com o jaleco azul da escola. E, para minha surpresa, a matéria que mais amei foi justamente desenho mecânico’.
A Importância da Formação e do Ensino
Grande parte do sucesso de Vitor se deve à sua excelente nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que lhe permitiu ganhar uma bolsa de estudos integral em uma universidade particular. Ele cursou Engenharia Mecânica e, atualmente, está fazendo pós-graduação em Gestão de Projetos. ‘Minha mãe queria ver o filho formado e eu queria trabalhar com desenho. A educação foi o meu caminho’.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo