Desfalques por convocação abrem espaço para jogadores pouco usados em 2024, oportunidades a quem treinador não citou.
Tite é um exemplo de pessoa que sempre enxerga as oportunidades em meio aos desafios. Mesmo com a baixa de cinco jogadores convocados para a Copa América, incluindo quatro titulares (Arrascaeta, De la Cruz, Pulgar e Varela) e um jogador bastante utilizado (Viña), o treinador do Flamengo não se lamentou e viu uma oportunidade de proporcionar chances a quem não vinha sendo muito utilizado em 2024.
Essa atitude de Tite em oportunizar jogadores menos frequentes no time principal pode ser um divisor de águas para o Flamengo. Dar chance a novos talentos pode fortalecer o elenco e abrir portas para um futuro promissor. Afinal, é nas oportunidades que muitas vezes encontramos o caminho para o sucesso.
Oportunidades a quem?
Semana de preparação importante onde, por vezes, chances são dadas para atletas que não vinham sendo utilizados. E aquele sentimento que o treinador por vezes tem, de não dar oportunidade a todos, saindo alguns atletas que são extremamente importantes, mas oportunizando a outros também que talvez se faziam merecedores antes – declarou o treinador, em entrevista à FlaTV, canal oficial do clube no YouTube.
Oportunidades a ganhar
César Sampaio cita ‘ajustes de sistema’ em meio aos vários desfalques no Flamengo. O treinador não citou nomes, mas quem se enquadra no perfil que poderá começar a ganhar oportunidades a partir do jogo contra o Grêmio na quinta-feira, às 20h (de Brasília) no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro? Veja abaixo:
Oportunizando novas chances
Wesley, o jovem de 20 anos terá a chance de acirrar a competição na lateral direita enquanto Varela está com o Uruguai. Wesley teve duas lesões que o afastaram dos gramados entre fevereiro e março, além de ter se envolvido em confusão em um quiosque na praia da Barra da Tijuca. Só a partir de abril que ele voltou a ser relacionado com mais frequência. Embora conviva com muitas críticas da torcida, o ala ainda é visto como muito promissor internamente e apostam em sua volta por cima. Apesar da pouca idade, Wesley já tem 71 jogos, dois gols e duas assistências como profissional, a última para Gabigol na goleada por 6 a 1 sobre o Vasco. Nesta temporada, ele foi titular só em seis partidas.
Chance para Igor Jesus
Com Pulgar no Chile e Allan lesionado (posterior da coxa direita), Igor Jesus surge como um substituto natural para a vaga, embora não seja a única opção já que Gerson pode voltar a atuar recuado. O jovem volante de 21 anos já foi muito elogiado por Tite no início da temporada, mas depois perdeu espaço. Igor tem 30 jogos como profissional, sendo cinco nesta temporada como titular. E ele já deu duas assistências: uma para Luiz Araújo na vitória por 4 a 0 sobre o Boavista no Carioca e outra para Pedro, no gol que carimbou a classificação sobre o Amazonas na Copa do Brasil. É um jogador que a comissão técnica de Tite aposta.
Victor Hugo em busca de oportunidades
Se Wesley e Igor Jesus aparecem de vez em quando, Victor Hugo é o jovem da base que vive a expectativa de mais oportunidades com Tite. Apesar de estar no profissional desde 2022 e já ter batido a marca de 100 jogos no time principal, o meia de 20 anos tem só 218 minutos em campo nesta temporada e apenas duas partidas como titular. Considerado como joia internamente, a ponto de a diretoria recusar uma proposta de 20 milhões de euros (R$ 107 milhões) do Wolverhampton, da Inglaterra, Victor Hugo viveu o seu melhor momento no ano passado com Jorge Sampaoli e ainda busca convencer Tite. Enquanto isso, ele viu Lorran subir e furar a fila.
Matheus Gonçalves e suas chances
O meia-atacante criou expectativa na torcida após se destacar emprestado ao Bragantino, mas desde que voltou teve poucas chances. Aos 18 anos, ele segue um planejamento especial há alguns meses de chegar mais cedo que o elenco e ter uma rotina de fortalecimento.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo