Após ataque a tiros na universidade de Praga, atirador é morto pela polícia. Edifício esvaziado. Vídeo e rede social fornecem informações preliminares.
Um tiroteio na tarde desta quinta-feira na capital da República Tcheca deixou um saldo de pelo menos 15 mortos e vários feridos, sendo que nove estão em estado grave. O ataque aconteceu em uma universidade de Praga, e o atirador foi morto pela polícia logo após o incidente. As autoridades locais estão investigando o que teria motivado o assassino a cometer esses crimes.
A tragédia ocorreu pouco depois das 15 horas no horário local, resultando na completa ruptura da praça de Jan Palach, onde a universidade está localizada. O edifício está sendo esvaziado e a polícia confirmou que há vários mortos e dezenas de feridos no local do conflito armado. A situação ainda está em curso e mais informações serão divulgadas em breve.
Novo Ataque a Tiros em Praga, na República Tcheca
BREAKING:
Tiroteio em massa em Praga, na República Tcheca.
Os relatos iniciais indicam que muitas pessoas foram assassinadas pic.twitter.com/uL1BaTszlH
Ataque a Tiros em Faculdade de Letras na Universidade Charles
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, funcionários e estudantes da Faculdade de Letras da Universidade Charles receberam um e-mail alarmante. O e-mail alertava sobre um ataque na instituição e instruía as pessoas a permanecerem ‘em silêncio’.
Fugas e Vídeos nas Redes Sociais do Conflito Armado
Nas redes sociais, foram compartilhados vídeos que mostram várias pessoas fugindo do tiroteio em uma ponte turística de Praga. Um vídeo amador revela dezenas de veículos policiais no centro da capital tcheca — e sons que se assemelham a tiros podem ser ouvidos. Uma fotografia registra um grupo de supostos estudantes buscando abrigo em um dos edifícios.
Estudantes se Escondem Durante Ataque em Universidade Charles em Praga
Estudantes se escondem em uma saliência durante tiroteio em massa na Universidade Charles em Praga pic.twitter.com/2LqVA2gm2M
Líderes Políticos Se Manifestam Sobre o Tiroteio
No Twitter/X, o primeiro-ministro Petr Fiala comunicou o cancelamento de sua viagem ao leste do país devido ao tiroteio em Praga. Fiala também informou que estava a caminho da capital. Enquanto isso, o ministro do interior, Vit Rakusan, disse que não iria ‘especular’ sobre o número de vítimas com base em informações preliminares.
Histórico de Raros Conflitos Armados na República Tcheca
A República Tcheca raramente registra crimes com armas de fogo. No entanto, um dos ataques mais lembrados pela mídia ocorreu em dezembro de 2019, quando um homem de 42 anos matou seis pessoas no hospital de Ostrava, na cidade tcheca, antes de cometer suicídio. Em 2015, outro homem matou oito pessoas a tiros em um restaurante e também se suicidou.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo