Rede social desenvolve algoritmo exclusivo para EUA. Lei obriga venda da operação americana até 2025.
O TikTok está trabalhando em uma versão alternativa de seu algoritmo de sugestões de vídeos, visando superar a ameaça de proibição nos Estados Unidos, conforme divulgado pela Reuters nesta quinta-feira (30).
A popularidade do TikTok como um aplicativo de rede social tem despertado preocupações em diversos países, levando a empresa a buscar soluções inovadoras para manter sua presença no mercado global.
TikTok: ByteDance planeja lançar versão independente para atender usuários nos EUA
A ByteDance, empresa proprietária do TikTok, está trabalhando em uma versão independente da plataforma social para atender aos 170 milhões de usuários nos EUA, conforme fontes anônimas revelaram à agência. O processo de separação do código-fonte do aplicativo teve início no ano anterior, antes da sanção da lei pelo presidente Joe Biden, que exige a venda da operação americana da rede até janeiro de 2025.
Centenas de programadores estão dedicando esforços para dividir milhões de linhas de código, eliminando quaisquer conexões com a versão chinesa do TikTok, conhecida como Douyin, e dados associados a usuários da China. O algoritmo do TikTok é destacado pela ByteDance como um dos principais impulsionadores da popularidade da plataforma social.
Assim como em outras redes sociais, esse algoritmo desempenha um papel crucial na personalização das recomendações de vídeos, adaptando-se às preferências individuais de cada usuário. Fontes consultadas pela Reuters sugeriram que a criação de uma versão exclusiva para os EUA poderia facilitar uma potencial venda da operação do TikTok no país, embora a empresa não tenha planos imediatos para tal movimento.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo