Epicentro do fenômeno está em área montanhosa no noroeste chinês, segundo Serviço Geológico. Quedas de energia afetaram áreas urbanas. 118 pessoas foram afetadas.
Um forte terremoto atingiu a região noroeste da China, causando a morte de 118 pessoas nas províncias de Gansu e Qinghai. O líder do Partido Comunista do país, Xi Jinping, mobilizou todos os esforços de busca e resgate.
O tremor, com magnitude estimada de 5.9 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, foi sentido em várias cidades. De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, a magnitude foi de 6.2, causando destruição em larga escala.
.
Terremoto de magnitude 6.2 atinge China, deixando 118 pessoas feridas
Segunda-feira à noite, um terremoto de magnitude 6.2 atingiu a província de Gansu, no noroeste da China, reivindicando pelo menos 116 vidas e deixando 220 feridos. A agência de notícias Xinhua relatou que o tremor causou danos em casas, estradas e outras estruturas, afetando também vilarejos vizinhos, resultando em quedas de energia e interrupção no fornecimento de água.
As quedas de energia foram amplamente registradas após o terremoto, causando ainda mais desafios às equipes de resgate e socorro. A filmagem da CCTV capturou o momento exato em que o terremoto atingiu a província de Gansu, mostrando a intensidade do fenômeno que assustou a região na noite de segunda-feira.
O Serviço Geológico da China atualizou a resposta de emergência nacional para o terremoto para o nível II, demonstrando a gravidade da situação. O epicentro do terremoto foi relatado em uma área montanhosa, longe das áreas urbanas, a uma altitude de cerca de 1,4 mil metros. Segundo relatos, o governo chinês enviou 580 bombeiros para a região, com o suporte de 88 carros de bombeiros e 12 cães de busca e resgate.
As autoridades chinesas estão monitorando de perto a situação e possíveis mudanças climáticas para evitar desastres secundários. Xi Jinping, líder chinês, pediu às autoridades locais que resgatem e tratem os feridos rapidamente, com o objetivo de minimizar as mortes.
Além disso, Jinping solicitou a alocação imediata de suprimentos de socorro, a reparação das infraestruturas danificadas e a assistência às pessoas desalojadas e desabrigadas. Na terça-feira, o governo anunciou a alocação de 200 milhões de yuans (quase R$ 140 milhões) em fundos para apoiar os esforços de ajuda humanitária nas províncias de Gansu e Qinghai.
Em suma, a devastação causada por um terremoto de magnitude 6.2 na província de Gansu, China, na segunda-feira à noite, é um lembrete da importância de estar preparado para desastres naturais e de responder rapidamente para minimizar danos e salvar vidas.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo