Portões serão abertos às 13h e fechados às 14h para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Prêmio concederá bolsas de R$ 5 mil aos primeiros mil colocados, incluindo 50 pessoas com deficiência.
Com o objetivo de provar o talento dos estudantes universitários, a Prova do Prêmio Talento Universitário será realizada em 60 cidades de todo o Brasil no dia 1º de dezembro. Os portões serão abertos às 13h.
Para a Prova, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) desenvolveu um processo de avaliação rigoroso, com o objetivo de identificar os melhores candidatos para o prêmio. Além disso, o Exame será aplicado com o objetivo de aprimorar o processo seletivo e melhorar o Desenvolvimento dos estudantes universitários.
Prova de Inclusão: Aproximação com o Mundo
A cada 500 caracteres, insira um título dentro de uma tag
para reforçar o foco na Prova como um todo, destacando a Exame Nacional do Ensino Médio como um dos principais pontos de partida para o Aperfeiçoamento e o Desenvolvimento.
A Prova visa conceder bolsas de R$ 5 mil aos primeiros mil colocados, sendo 50 deles Pessoas com Deficiência (PCDs), o que destaca a importância da Coordenação e do Nível de acessibilidade para todos. O resultado será publicado em 31 de janeiro do próximo ano, após a Prova se realizar.
Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2023 e ingressaram no Ensino Superior em 2024 estão aptos a participar. Além disso, o candidato não pode estar em débito com a Capes ou com o CNPq. A Prova visa apoiar estudantes com interesses variados, desde Ciências Humanas até Ciências Exatas.
Prova e Aperfeiçoamento
A Prova contará com questões de diversas áreas, que os candidatos farão em computadores disponibilizados no local. Eles terão 4 horas para responder às 80 questões, com a aplicação se iniciando às 14h30 e terminando às 18h30. É proibido deixar o local de Prova antes de 2 horas do início.
A Prova visa também apoiar a Desenvolvimento Científico e a Nacional, buscando integrar Cidades do Brasil em prol de uma Cooperação mais forte entre Cidades com Deficiência e sem.
Prova e Ação
Para participar, é necessário apresentar o Documento de Identificação oficial e original com foto. Além disso, é imprescindível levar uma caneta de material transparente para preencher o material de identificação do candidato. A Prova visa criar uma Experiência de Aprendizado que incentive o Aperfeiçoamento contínuo.
A Prova visa intensificar a Experiência de Desenvolvimento, incentivando pessoas com deficiência a participar de tal Exame Nacional.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo