Evento de inovação tecnológica em Porto Alegre, abril de 2025, com foco em soluções financeiras de core banking, inteligência artificial e artefatos de produto.
A quarta edição do South Summit Brazil se aproxima, marcando um cronograma de 9 a 11 de abril de 2025, na cidade de Porto Alegre (RS), localizada no estado do Rio Grande do Sul. A organização do evento revelou temas centrais que serão debatidos, entre eles a resiliência e a sua importância na sociedade moderna. Destaque também para a resistência que as pessoas desenvolvem diante de situações adversas. O evento também contempla a recuperação de áreas danificadas por enchentes.
Em paralelo, a organização anunciou aportes significativos, como o da Lerian, que demonstra a importância dos investimentos em eventos que visam a inovação e o crescimento econômico. A resiliência é um conceito chave para a recuperação de áreas danificadas por catástrofes naturais, como as enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Com a resistência como um dos temas centrais, o South Summit 2025 visa tão mais a discussão de soluções práticas para o futuro.
Mulheres e Negócios: Uma Parceria
A resiliência é um conceito cada vez mais presente em nosso cotidiano, especialmente em contextos de negócios. Nesse sentido, várias startups brasileiras têm demonstrado uma notável capacidade de resistência frente a desafios financeiros, tecnológicos e de mercado. Entretanto, é fundamental destacar a importância da recuperação como uma das chaves para o sucesso dessas empresas.
A tecnologia, em especial, tem desempenhado um papel fundamental na resiliência e recuperação dessas startups. Com o uso de inteligência artificial e soluções inovadoras, elas conseguem se adaptar às mudanças do mercado e encontrar novas oportunidades de expansão. Isso é especialmente verdadeiro no setor financeiro, onde a inteligência artificial se tornou uma ferramenta essencial para a tomada de decisões.
Um exemplo disso é a startup Barkus, uma das que capturou R$ 18 milhões em uma rodada liderada pela MAYA Capital, com foco em soluções de core banking. Essa startup tem se destacado pela sua capacidade de inovar produtos de artefatos de produto, demonstrando uma verdadeira resiliência frente às mudanças no mercado financeiro.
Além disso, a parceria entre o Porto Digital e o Governo Federal para desenvolver projetos de inovação em inteligência artificial com foco no setor público é um exemplo de como a resiliência pode ser alcançada por meio da colaboração entre diferentes atores. Esse laboratório de inovação tem o objetivo de captar R$ 21,7 milhões nos próximos cinco anos para desenvolver e implementar 50 projetos em IA até 2029.
Em outro contexto, a startup Barkus lançou o programa ‘Direto ao Tesouro’ para incentivar que os brasileiros se tornem investidores. Esse programa demonstra a capacidade da empresa em se adaptar às necessidades do mercado e oferecer soluções inovadoras. Com o uso de chatbots e conteúdos educacionais, a startup consegue converter 15% dos usuários em novos investidores, destacando a sua capacidade de recuperação e resiliência.
Esses exemplos demonstram a importância da resiliência e recuperação em contextos de negócios e como a tecnologia e a inovação podem ser ferramentas fundamentais para alcançar esses objetivos.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo