ouça este conteúdo
O estado ampliou atendimento de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde para 60 municípios, beneficiando a população de forma gratuita.
📲 Acompanhe o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da sua Gerência de Atenção Primária à Saúde, destaca que de fevereiro a julho de 2025 registrou-se um aumento de 30% na disponibilidade de consultas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Maranhão.
Nesse contexto, é fundamental ressaltar a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para promover o bem-estar da população, contribuindo para uma abordagem mais holística e integrada nos cuidados de saúde. Além disso, a implementação das PICS pode resultar em benefícios significativos para a qualidade de vida dos indivíduos, fortalecendo a relação entre profissionais de saúde e pacientes.
PICS: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
O estado aumentou significativamente o número de municípios que oferecem serviços de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para a população de forma gratuita através do SUS. Agora, de 39, passou para 60 municípios que já disponibilizam esses atendimentos. As PICS são abordagens terapêuticas que visam promover a saúde, prevenir agravos e enfatizar a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade, através da escuta acolhedora e da construção de laços terapêuticos.
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Política Nacional e Benefícios
Essas práticas foram oficializadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), por meio da portaria 971 de maio de 2006, oferecendo 29 tipos de atendimentos gratuitos para a população. Samara Lima, técnica estadual das PICS na Sesapi, destaca que no estado são executadas 15 modalidades de PICS, contribuindo para a melhoria e ampliação da qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde.
Benefícios das PICS e Manejo da Dor
Estudos já comprovaram os benefícios das PICS, como o manejo da dor, auxílio em problemas emocionais e tratamento de doenças cardiovasculares e osteoarticulares, entre outros. Em Landri Sales, por exemplo, mais de 30 crianças com necessidades especiais são atendidas pela Rede de Atenção à Saúde, recebendo ventosaterapia para promover alívio e tranquilidade.
Desenvolvimento das PICS e Política Estadual
As PICS podem ser implementadas em diversos locais, como Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios especializados, serviços de reabilitação e atendimento à saúde mental. O foco agora é fortalecer ainda mais as PICS no estado, com a elaboração da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) para orientar a implementação e gestão dessas práticas. Samara Lima destaca a importância da política estadual para organizar e orientar a aplicação das PICS nos municípios, permitindo que mais localidades adotem essas práticas benéficas.
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo