Serra de SC amanheceu com campos cobertos por geada. Temperatura abaixo de 5°C em São Joaquim. Geadas são comuns na região durante a entrada do frio.
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)- Com temperatura abaixo de 5°C, a serra catarinense amanheceu com campos cobertos por uma fina camada de geada nesta quarta-feira (27). O fenômeno foi registrado durante a madrugada nos chamados Caminhos da Neve, a 3 km do centro do município de São Joaquim.
A mínima marcou 4,7°C no local, mesmo em pleno verão. Na vizinha Urupema (SC), a temperatura chegou a 5,7°C.
A serra catarinense é conhecida por suas temperaturas baixas e paisagens deslumbrantes. Localizada no sul do Brasil, a região atrai turistas do mundo todo em busca de experiências únicas. A serra de Santa Catarina é um destino popular para os amantes de ecoturismo e aventura, oferecendo trilhas, cachoeiras e belas vistas panorâmicas. Além disso, a serra catarinense também é famosa pela produção de vinhos de alta qualidade, contribuindo para o turismo gastronômico da região.
Serra catarinense: prelúdio de um inverno rigoroso
As cidades da serra catarinense ficam cerca de 200 km de Florianópolis.
Serra de Santa Catarina: desafio para os termômetros
Apesar do frio pela manhã, durante o dia os termômetros esquentaram e as temperaturas chegaram a 24°C nesses municípios.
Temperaturas e ciclones: alerta no epílogo do ano
Os dados são do Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Neve inesperada e geadas frequentes na serra catarinense
Segundo os meteorologistas, as geadas são comuns na região da serra catarinense; a neve, porém, nem sempre é esperada próxima ao fim do ano. Isso ocorreu devido à entrada do frio no continente trazido por uma massa de ar frio e seco impulsionada por um ciclone extratropical, conforme alerta do Inmet.
Alerta: ciclone extratropical no Sul do país
No último dia 22, o órgão informou sobre a passagem do ciclone pelo Sul do país neste Natal, com reflexos no início da próxima semana nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Ciclones extratropicais: tragédia no Sul do Brasil
A formação de ciclones extratropicais provocou devastação e mortes no Rio Grande do Sul durante este ano -em setembro, por exemplo, 38 pessoas morreram e mais de 5.000 ficaram desabrigadas ou desalojadas em quase 80 municípios atingidos pela tragédia.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo