Pedido de investigação da PF sobre denúncias de manipulação de resultados no futebol aguarda provas do dono da SAF do Botafogo.
Na data de hoje, foi encaminhado à [Polícia Federal](https://portalcorreio.com/pf-ja-tem-provas-suficientes-e-ve-tentativa-de-tumultuar-investigacao-contra-camara/) um requerimento para que seja iniciada uma investigação sobre as declarações de John Textor, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, que tem feito acusações (sem apresentar evidências) de possível manipulação de jogos do Brasileirão 2023.
A decisão de abrir ou não a investigação fica a critério do diretor da PF, Andrei Rodrigues, uma vez que o [documento](https://portalcorreio.com/pf-intensifica-aparato-tecnologico-para-analise-de-material-apreendido-com-carlos-bolsonaro-wassef-e-outros-aliados-do-ex-presidente/) não possui caráter obrigatório.
As declarações de Textor estão sob investigação na Justiça Desportiva, porém o empresário tem se recusado a apresentar provas e afirmou que só divulgará o [material](https://portalcorreio.com/pf-intensifica-aparato-tecnologico-para-analise-de-material-apreendido-com-carlos-bolsonaro-wassef-e-outros-aliados-do-ex-presidente/) ao Ministério Público Federal (veja abaixo para mais detalhes).
O empresário John Textor, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, está no centro de uma polêmica envolvendo alegações (sem provas) de manipulação de jogos do Brasileirão 2023. A solicitação de abertura de [investigação](https://portalcorreio.com/pf-ja-tem-provas-suficientes-e-ve-tentativa-de-tumultuar-investigacao-contra-camara/) à Polícia Federal foi encaminhada pelos senadores, cabendo ao diretor da PF, Andrei Rodrigues, decidir sobre o andamento do processo. As declarações de Textor já estão sendo investigadas na Justiça Desportiva, mas o empresário tem se negado a apresentar evidências, afirmando que só irá mostrar o material ao Ministério Público Federal (veja abaixo para mais detalhes).
As acusações e o pedido de investigação
O envio do pedido para convocar John Textor à Polícia Federal foi anunciado pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) em plenário, nesta terça-feira, desencadeando um movimento dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Carlos Portinho (PL-RJ) para também assinar o documento.
Na fala de Kajuru, o termo ‘Textor’ foi enfatizado, ao enfatizar que é necessário que ele venha a Brasília e traga as provas e as gravações para comprovar suas acusações. O líder do PSB no Senado, chamou as falas de Textor de irresponsável e destacou que, se ele não comprovar o que fala, deve ser preso.
Já o senador Eduardo Girão destacou as denúncias feitas por John Textor como um ataque que afasta a população de um ‘patrimônio do povo brasileiro’. O pedido enviado à PF, destaca que a PF é a instituição mais adequada para conduzir essa investigação, garantindo a transparência e a eficácia do processo.
Detalhes e antecedentes
Em novembro de 2023, John Textor afirmou que o Botafogo do Rio havia sido prejudicado e cobrou a renúncia do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, após o Botafogo perder para o Palmeiras por 4 a 3, de virada. Ele foi processado por Ednaldo Rodrigues pelas críticas.
Dias depois, Textor voltou a dizer que a integridade do Campeonato Brasileiro foi corrompida por erros de arbitragem. Em março do ano seguinte, ele voltou a afirmar que há corrupção no Campeonato Brasileiro e revelou ter gravações de árbitros reclamando de não ter recebido propinas combinadas. O STJD abriu um inquérito para investigar as afirmações de Textor e exigiu que ele enviasse as provas de corrupção em até três dias.
Nesta segunda-feira (1º), John Textor voltou a falar sobre corrupção e o Palmeiras. Em entrevista ao ‘Canal do Medeiros’, o dono da SAF do Botafogo disse ter provas, sem exibi-las, de que o clube paulista foi beneficiado pela arbitragem nos últimos dois anos. Ele também afirmou que um dos jogos manipulados seria uma vitória do Palmeiras por 5 a 0 contra o São Paulo, um dos seus maiores rivais, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo