Cesta Básica: tudo sobre índice de preços ao consumidor amplo, nota à imprensa de política fiscal, e setor público.
Com o mercado em alta expectativa, o foco está nas projeções do Boletim Focus, que oferece uma visão geral das condições econômicas do país, e nos dados contábeis do setor público, que são fundamentais para entender a situação das contas públicas. A divulgação desses dados pode ser um indicador importante para os investidores, especialmente em um momento em que o governo está considerando o lançamento de um novo pacote fiscal.
Os dados do Boletim Focus refletem a dinâmica do mercado e o desempenho da economia, enquanto os dados contábeis do setor público fornecem informações valiosas sobre a saúde das contas públicas. Essas informações são essenciais para a tomada de decisões e podem influenciar a percepção dos investidores sobre o mercado. Além disso, a divulgação desse boletim pode ser um grande indutor para movimentos no mercado de ações, com impactos diretos no varejo e na economia como um todo. A expectativa é que o governo forneça uma prévia detalhada do PIB, que pode influenciar a atuação do mercado e, consequentemente, o desempenho das empresas. O impacto dessa divulgação não se limita aos números, e sim desencadeia uma sequência de eventos que afetam a economia, como a ata de reunião entre os ministros da Fazenda e da Economia, que pode trazer novas perspectivas sobre o mercado.
Divulgações por vir: mercado presta atenção em dados macroeconômicos
Os mercados estão prestes a ser testados com uma série de divulgações econômicas significativas, que podem influenciar a percepção geral sobre a saúde do mercado. Entre as datas mais importantes estão a ata do cupom e as vendas do varejo, que saem amanhã, 12, seguidas dos dados de serviços no Brasil e a inflação medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos, que saem na quarta-feira, 13. Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro e a ‘prévia do PIB’ no Brasil saem na quinta-feira, 14.
O Banco Central (BC) irá divulgar, às 8h25, o Boletim Focus da semana encerrada em 8 de novembro, e os economistas do mercado projetam que a inflação oficial brasileira esteja subindo. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou uma alta na semana passada, superando o teto da meta perseguida pelo Banco Central, o que pode levar a uma visão mais pessimista do mercado sobre as perspectivas de inflação.
Além disso, o Banco Central irá comunicar, às 8h30, a Nota à Imprensa de Política Fiscal de setembro, com o resultado primário do setor público consolidado. Os dados incluem as contas do governo central, os governos estaduais e municipais e as empresas estatais, com exceção dos bancos, da Petrobras e da Eletrobras. Este assunto ganha importância em meio às especulações sobre o pacote fiscal que deve ser apresentado pelo governo.
A semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com outros ministros para discutir o pacote. O fato de acontecerem diferentes encontros sugere que as propostas podem não ser tão simples quanto o ministro sugeriu anteriormente, especialmente devido à participação de líderes de outras pastas como Educação, Saúde e Trabalho. Há ainda rumores de que o governo pretende levar as propostas ao conhecimento do Congresso antes de apresentá-las publicamente.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo