Atriz contratou advogados e OpenAI, relativamente, retirou “Sky” voz sintética após cartas. Atualização: ChatGPT, OpenAI, deepfakes, IA, legislação, direitos individuais. Transparência: atualização ChatGPT 4.0.
A atriz Scarlett Johansson expressou sua surpresa ao saber que o CEO da OpenAI, Sam Altman, utilizou uma voz prevalecente tão similar à dela. Em um comunicado à CNN, Johansson revelou estar ‘chocada, irritada e incrédula’ com a situação. A repercussão veio após a OpenAI anunciar a pausa na atualização do ChatGPT devido à semelhança da voz prevalecente com a da atriz.
A aparência sonora da voz sintética, apelidada de Sky, foi alvo de críticas por sua familiaridade excessiva e por lembrar uma assistente de voz fictícia interpretada por Johansson no filme ‘Ela’ (‘Her’). A reação negativa levou a OpenAI a reconsiderar a atualização, reconhecendo a importância da intonação e da voz prevalecente autêntica para os usuários.
ChatGPT 4.0: A Controvérsia da Voz Prevalente
Foi alvo de muitas críticas por seu tom sedutor. A atualização do ChatGPT suspendeu uma de suas ferramentas devido à semelhança de voz com a de Scarlett Johansson. O co-fundador da OpenAI se desligou da empresa responsável pelo ChatGPT. O Google revelou melhorias com o Gemini 1.5 Pro, sua nova versão de inteligência artificial.
A OpenAI mencionou que recebeu questionamentos sobre a escolha das vozes no ChatGPT, especialmente a voz chamada Sky. Eles afirmaram estar trabalhando para interromper o uso da voz Sky enquanto lidam com essas questões. Scarlett Johansson revelou que foi convidada por Altman para dublar o sistema ChatGPT 4.0, mas recusou por motivos pessoais.
Antes do lançamento do ChatGPT 4.0, Altman entrou em contato com o agente de Johansson pedindo uma reconsideração. No entanto, o sistema já estava disponível antes que pudessem discutir. Johansson contratou consultores legais e a OpenAI concordou em retirar a voz Sky após receber cartas de seu advogado.
Em meio às preocupações com deepfakes e proteção da imagem e identidade, Johansson enfatizou a importância da transparência e legislação adequada para preservar os direitos individuais. A empresa esclareceu que a voz em questão não é de Johansson, mas de outra atriz usando sua voz natural.
Altman reiterou que a voz Sky não pertence a Scarlett Johansson e que foi escolhida antes de qualquer contato com ela. A empresa pediu desculpas por falta de comunicação e pausou o uso da voz Sky em respeito a Johansson. A OpenAI afirmou que busca criar vozes de IA confiáveis, ricas e fáceis de ouvir.
A voz de Sky, que ainda não havia sido amplamente lançada, gerou controvérsia, com alguns a ridicularizando por ser excessivamente agradável. A correspondente Desi Lydic do The Daily Show comparou a voz de Sky a um ‘robô bebê tarado’, sugerindo uma programação masculina por trás da tecnologia. Altman reconheceu as comparações com Johansson e se desculpou pela falta de comunicação.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo