Até 2019, o Salmon tinha águas límpidas. Mudanças climáticas e degelo do permafrost estão impactando a qualidade da água.
O Alasca é um lugar de beleza natural incomparável, com suas paisagens deslumbrantes e vida selvagem única. No entanto, nos últimos anos, tem havido relatos de uma mudança preocupante nos rios da região. Rios do Alasca estão ficando laranja e a comunidade científica dos Estados Unidos está investigando o motivo por trás desse fenômeno inexplicável.
Um dos rios afetados por essa mudança de cor é o Rio Salmon, localizado no Parque Nacional do Vale de Kobuk. A mudança para a cor laranja foi considerada ‘particularmente preocupante’ pelo Serviço de Parques Nacionais. A misteriosa mudança tem deixado os cientistas perplexos, mas eles estão determinados a descobrir a causa por trás da alteração de cor dos rios do Alasca, pois a preservação desse ambiente único é de extrema importância. Mistério, rio laranja, rios laranja, mudança de cor dos rios – todos esses termos estão sendo estudados de perto pelos pesquisadores em busca de respostas.
Alasca: Mistério da mudança de cor dos rios laranja preocupa cientistas
Os pesquisadores do serviço de parques nacionais estão cada vez mais preocupados com os impactos potenciais da mudança de cor dos rios para laranja no Alasca, especialmente em relação ao risco para a vida selvagem e as comunidades ribeirinhas, de acordo com um relatório recente da revista científica.
Impacto nas Comunidades Ribeirinhas do Alasca
A vila Kivalina, habitada por pelo menos 444 pessoas, depende diretamente do rio para obter água e para as atividades de pesca. A alteração na cor do rio representa uma ameaça significativa para a subsistência dessas comunidades.
Mudanças Climáticas e Degelo do Permafrost
Os cientistas atribuem a mudança de cor dos rios laranja no Alasca às mudanças climáticas que têm acelerado o ritmo de aquecimento na região. O aumento das temperaturas causou o degelo do permafrost, revelando um solo que normalmente permanece congelado.
Teorias por trás da Mudança de Cor dos Rios
Uma das teorias sustenta que o ácido dos minerais está liberando ferro da rocha, que quando exposto à água corrente e ao ar, oxida-se e assume a cor laranja enferrujada. Uma outra possibilidade é que o descongelamento do solo permafrost sob uma área úmida esteja permitindo que as bactérias reduzam o ferro oxidado, tornando-o solúvel em água. Quando a água transporta o ferro para um riacho oxigenado, ele se oxida novamente, transformando o riacho em uma tonalidade laranja.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo