O presidente eleito dos EUA disse que demitiria o Gensler, presidente da comissão de valores, no primeiro dia de governo.
Em um comunicado à imprensa, a Securites and Exchange Commission (SEC) confirmou a saída do presidente Gary Gensler do cargo na data de 20 de janeiro. Esse dia marcará o início de um período de transição para a nova administração do presidente eleito, Donald Trump.
De acordo com o comunicado, o presidente eleito Trump irá tomar posse na Casa Branca no mesmo dia em que Gensler deixará a posição de presidente da SEC. O comunicado também destacou que a transição de Gensler será sucedida por uma nova liderança na comissão. Não foi divulgado o nome do próximo presidente da SEC, mas é provável que seja uma pessoa nomeada pelo novo governo Trump.
Presidência e Impacto no Cargo
Em discurso na conferência Bitcoin 2024, realizada em julho, Trump declarou que demitiria Gensler ‘no primeiro dia’ de governo e que, com isso, encerraria uma alegada perseguição aos participantes do mercado cripto nos Estados Unidos. Este anúncio gerou certa expectativa entre os especialistas em cargos de liderança, que começaram a especular sobre a saída de Gensler da SEC e quem o presidente, se fosse eleito, escolheria para liderar o regulador. A cada dia surgem possíveis nomes, que vão do ex-presidente da Binance nos Estados Unidos, Brian Brooks, à advogada pró-cripto Teresa Goody Guillen, entre outros, segundo a imprensa americana tem reportado nos últimos dias.
A Agenda de Gensler como Cargo
Em comunicado publicado em seu site, a SEC destaca que Gensler ‘liderou a agência por meio de uma agenda robusta de regulamentação para aumentar a eficiência, resiliência e integridade nos mercados de capitais dos EUA’. ‘Ele também supervisionou casos de execução de alto impacto para responsabilizar os infratores e devolver bilhões aos investidores prejudicados’, ressalta o texto. Esta agenda de regulamentação visava aprimorar e trazer mais segurança e confiabilidade para o mercado de capitais americano, o maior do mundo. Em um trecho, o texto ressalta que, sob o comando do presidente Gensler, a SEC deu continuidade ao trabalho iniciado por seu antecessor Jay Clayton para proteger os investidores nos mercados de criptomoedas. ‘Durante o mandato, a agência moveu ações contra intermediários de criptomoedas por fraude, manipulação de mercado, violações de registro e outras condutas indevidas.
Posição na SEC e Regulamentação
O comunicado lista todas as ações adotadas pela SEC, sob a liderança de Gensler, para aprimorar e trazer mais segurança e confiabilidade para o mercado de capitais americano, o maior do mundo. A SEC destaca que, em 2023, 18% das denúncias e reclamações encaminhadas ao regulador foram relacionadas a criptos, apesar desse setor representar menos de 1% do mercado de capitais dos EUA. À época da aprovação dos ETFs (fundos de índice negociados em bolsa) com exposição direta a bitcoin no mercado americano, em janeiro deste ano, Gensler reiterou que ‘embora tenhamos aprovado hoje a listagem e negociação de ETFs de bitcoin à vista, não aprovamos nem endossamos o bitcoin’.’Os investidores devem permanecer cautelosos sobre a miríade de riscos associados ao bitcoin e aos produtos cujo valor está vinculado a criptomoedas’, ressaltou.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo