ouça este conteúdo
Descubra como tratar infecções profundas nos folículos pilosos do corpo, geralmente nas regiões com pelos, de forma eficaz em casa.
Furúnculo é uma inflamação cutânea resultante de uma infecção bacteriana, causada pelo Staphylococcus aureus. A presença do furúnculo na pele pode ser bastante incômoda e dolorosa, afetando principalmente indivíduos com sistema imunológico enfraquecido. Segundo a dermatologista Ana Célia Xavier, a ocorrência de furúnculos está relacionada a fatores como debilidade física e emocional, além da transpiração excessiva.
Além dos furúnculos, outra condição dermatológica que merece atenção é o abscesso, que também pode resultar em inflamação da pele. A presença de um abscesso cutâneo pode ser sinal de que o organismo está combatendo uma infecção localizada, sendo importante buscar orientação médica para o tratamento adequado. Manter a higiene da pele e evitar a obstrução dos poros são medidas preventivas essenciais para reduzir o risco de desenvolver furúnculos e outras complicações cutâneas.
Tratamento de furúnculos: saiba como lidar com essa inflamação cutânea
Por esse motivo, eles costumam aparecer em regiões do corpo com pelos, como nádegas, axilas, nuca, pernas e braços. Mas qual é a melhor maneira de tratar esse problema? Existe um remédio caseiro para furúnculo? O MinhaVida entrevistou alguns dermatologistas que esclareceram o assunto.
Remédio caseiro para furúnculo funciona? Existem diversas opções de tratamentos caseiros para furúnculos, mas a maioria serve apenas para aliviar os sintomas, sem de fato curar a doença. O dermatologista Paulo Cunha, vice-presidente da Internacional Society of Dermatology e chefe do departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, conta que a melhor maneira de tratar um furúnculo é a pomada à base de Ictiol. Perguntamos aos especialistas sobre remédios caseiros e eles afirmaram que não há comprovação científica de sua eficácia. Você pode aplicar essas opções na pele, mas sem nunca deixar de usar os medicamentos indicados pelo médico.
O furúnculo é causado por uma bactéria, devendo ser tratado com antibiótico via oral ou sistêmico, orienta Paulo Cunha. Leia mais: Furúnculo ou berne: como diferenciar? Aqui estão alguns exemplos de remédios caseiros para furúnculos que os médicos não recomendam o uso: Argila verde, leite ou leite de janaúba, óleo de melaleuca, neem, pasta de semente preta, farinha de milho, cebola, açafrão, cataplasma de pão com leite ou água morna. Usar remédios caseiros pode fazer o quadro se agravar ainda mais, dificultando a recuperação e trazendo ainda mais desconforto.
Em alguns casos, esse tipo de tratamento pode até curar o ponto de inflamação, mas é muito provável que a bactéria sobreviva e o furúnculo retorne depois de um tempo, em outro ou no mesmo local, frisa a especialista Ana Célia. Saiba mais: Especialistas respondem 11 maiores dúvidas sobre furúnculo. É preciso ter cuidado também com esta aplicação: ‘o uso indiscriminado desses produtos naturais na pele pode, até mesmo, agravar o quadro clínico, trazendo ao local impurezas e facilitando a propagação de secreção,’ alerta a dermatologista.
Outras opções de tratamento para furúnculo. Apesar de o antibiótico estar presente em todos os tratamentos para furúnculo, tudo depende da situação em que está a lesão. Quando ele se abre, deve-se usar pomadas à base de antibiótico e fazer uma limpeza ao redor para evitar a auto contaminação, explica Paulo. Em outros casos pode ser preciso drenar o furúnculo, retirando seu pus, quando o organismo não é capaz de fazer isso sozinho. Existem algumas medidas caseiras que podem ser tomadas durante o tratamento para furúnculo com antibióticos – sendo a higiene a mais importante.
Como a secreção é capaz de contaminar outras pessoas e provocar novas lesões em seu hospedeiro, a higiene e cuidado com o local contaminado são necessários, considera Ana Célia. Além disso, o uso de compressas quentes e outras medidas que aumentam o calor na região são um bom remédio caseiro para furúnculo, uma vez que aumentam a circulação sanguínea e, com isso, o acesso das células de defesa à região inflamada.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo