Primeira etapa: Restauro de R$ 993mil em monumentos culturais. Financiado por Novo PAC. Obras: piso, pedras portuguesas, iluminação, acessibilidade, drenagem, câmeras de segurança, instalações, licitação, contratar construtora, seguinte etapa: obras de arte e espaços culturais. Termos: projeto, licitação, contratar, construção, restauro, monumentos, iluminação, acessibilidade, drenagem, segurança, obras, licitação, contratar, seguinte etapa.
Em 1960, a Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi inaugurada e em 1987, foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco. Agora, está prevista uma reforma nesse local histórico, que certamente trará uma nova perspectiva para quem o visita.
Essa reforma irá revitalizar cada detalhe da Praça dos Três Poderes, promovendo uma verdadeira renovação em sua estrutura, mantendo a essência original do projeto de Oscar Niemeyer. O restauro desse lugar icônico contribuirá para preservar a história e a importância cultural que ele representa, mostrando que a busca pela modernidade não precisa apagar as raízes do passado.
Novo edital para reforma da Praça dos Três Poderes
Uma nova etapa para a reforma da Praça dos Três Poderes está em andamento. O Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançaram um edital para a seleção do projeto de restauração do local. As diretrizes incluem a renovação de estruturas comprometidas, além da implementação de um piso novo de pedras portuguesas, melhorias na iluminação e acessibilidade para pessoas com deficiência e baixa mobilidade. Também está prevista a instalação de sistemas de drenagem, câmeras de segurança e a substituição de placas de sinalização.
Restauro e renovação de obras e monumentos culturais
O projeto de restauro abrange a recuperação de diversas obras de arte e monumentos emblemáticos da Praça dos Três Poderes, como O Justiça, Dois Candangos, Espaço Lúcio Costa, além dos bustos de Israel Pinheiro, JK, e Tiradentes, o Marco Brasília, o Museu da Cidade e o Pombal. Essa etapa inicial do projeto tem um investimento estimado em R$ 993 mil, provenientes do Novo PAC.
Ainda aguarda-se a definição do valor total da obra, que dependerá do projeto vencedor. O processo de seleção do vencedor deve estar concluído até fevereiro de 2025, quando então o governo do Distrito Federal poderá iniciar o processo de licitação para a contratação da construtora responsável pela execução da reforma.
Transformações na Praça dos Três Poderes durante a reforma
A revitalização da Praça dos Três Poderes é um marco para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Projetada por Oscar Niemeyer, a praça é o coração simbólico de Brasília, abrigando os edifícios dos Três Poderes. Com seu característico piso de pedras portuguesas, a praça destaca-se por esculturas icônicas como Os Candangos e A Justiça.
A paisagem da praça é enriquecida por monumentos significativos, como o Museu Histórico de Brasília, o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, o Mastro da Bandeira e a Casa de Chá. A reforma visa preservar e destacar esses elementos, garantindo a sua conservação para as futuras gerações.
Praça dos Três Poderes: um símbolo nacional em restauração
A reforma da Praça dos Três Poderes é um passo importante para garantir a preservação e o acesso público a esse importante espaço cultural. Com a renovação das estruturas, o restauro das obras de arte e monumentos, e a implementação de melhorias em infraestrutura e segurança, a praça continuará a desempenhar seu papel como um símbolo nacional e um local de grande relevância histórica e cultural para o país.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo