Pagamento do lote IR residual da declaração simples de 2024 é em 29 de novembro, com 221.597 mil pessoas.
O segundo lote residual da restituição do Imposto de Renda 2024 será liberado pela Receita Federal nesta sexta-feira (22), a partir das 10h. Para acessar a consulta, o contribuinte deve utilizar o site da consulta da restituição.
A consulta da restituição do Imposto de Renda de 2024 é uma ferramenta importante para os contribuintes que cairam na malha fina. Com a liberação do segundo lote residual, os contribuintes poderão visualizar seu.status da restituição e receber o benefício se estiverem elegíveis. A restituição do Imposto de Renda é um direito dos contribuintes que realizaram o pagamento do imposto, mas a retenção indevida pelo IR ou a não constatação de receita podem levar a restituições.
Imposto de Renda: 2º lote residual de restituição é feito em 29 de novembro
O governo comunicou que o pagamento do lote residual do Imposto de Renda (IR) será feito em 29 de novembro, beneficiando cerca de 221.597 pessoas. Este lote visa fornecer alívio financeiro a contribuintes que aguardam a devolução do crédito tributário devido. Leia também: Como ganhar dinheiro com dividendos?
Para realizar a consulta sobre a liberação da restituição, o cidadão deve acessar o site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br, informando o CPF, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração (2024). Além disso, a consulta pode ser feita por meio do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’, disponível para tabletes e smartphones, com versões para sistemas Android, Google, e iOS, da Apple. O aplicativo também permite aos cidadãos consultar a situação cadastral de um CPF.
O dinheiro da restituição será depositado na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada. Quem receberá a restituição do IR no 2º lote residual? O crédito bancário para as 221.597 mil pessoas será feito ao longo do dia 29 de novembro, no valor de R$ 558,8 milhões. Desse total, R$ 306,8 milhões vão ser destinados a contribuintes que possuem prioridade legal. Além disso, 73.151 contribuintes não prioritários também vão receber o dinheiro neste lote.
Entre os beneficiários estão 4.802 contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos; 34.287 pessoas entre 60 e 79 anos; 3.570 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 8.898 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério; 8.643 moradores do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes; 88.246 pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX, e 73.151 de contribuintes não prioritários.
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024
– 1º lote de restituição: pago em 31 de maio
– 2º lote de restituição: pago em 28 de junho
– 3º lote de restituição: pago em 31 de julho
– 4º lote de restituição: pago em 30 de agosto
– 5º lote de restituição: pago em 30 de setembro
– 1º lote residual de restituição: pago em 31 de outubro
– 2º lote residual de restituição: consulta em 22 de novembro e pagamento dia 29
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para consultar quando vai receber a restituição do Imposto de Renda, vá ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clique em ‘Consultar a Restituição’. Para a consulta simples, basta acessar este link clique aqui para consultar sua restituição e informar o CPF, ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento. Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac.
Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar o e-Cac é preciso ter conta de nível prata ou ouro no Gov.br.
A restituição do Imposto de Renda é um direito do contribuinte, especialmente para aqueles que possuem prioridade legal ou que se encontram em situações financeiras difíceis. A consulta e o pagamento da restituição são processos simples e rápidos, utilizando-se do site Meu Imposto de Renda e do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo