Fisco paga restituição a contribuintes malha fina que corrigiram erros na declaração pré-preenchida, via PIX.
A Receita Federal liberou a consulta a mais um lote residual de restituição do Imposto de Renda 2024, e mais de 268 mil restituições serão destinadas aos contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 864.839.095,60 e será pago em 31 de janeiro.
A consulta ao Imposto de Renda pode ser feita através do portal do Imposto de Renda da Receita Federal, onde os contribuintes podem verificar se têm direito a restituição. Além disso, a Receita Federal recomenda que os contribuintes verifiquem também se têm outros créditos a receber, como o Imposto de Renda de 2023, que pode ser consultado também no mesmo portal.
Imposto de Renda: Entenda como funcionará o pagamento de restituições em 2024
Mais de R$ 402.884.365,32 será destinado a contribuintes com prioridade legal, destacando a importância do Imposto de Renda para esse público. Isso inclui idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, aqueles com deficiência física ou mental e pessoas com moléstia grave, bem como magistrados. Além disso, 125.751 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contempladas ainda 61.995 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Imposto de Renda: Exemplo de como consultar a restituição
Para consultar quando vai receber a restituição do Imposto de Renda, vá ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clique em ‘Consultar a Restituição’. Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento. Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar o e-Cac é preciso ter conta de nível prata ou ouro no Gov.br.
Imposto de Renda: O que fazer se a declaração foi rejeitada
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Isso é crucial para evitar que o valor seja perdido e o contribuinte não receba nenhum benefício, o que pode afetar negativamente sua situação financeira e comprometer a administração do Imposto de Renda.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo