Ferramenta de análise mediu o ecossistema de IA em 36 países com base em artigos de pesquisa, investimento privado e patentes de IA, modelos de aprendizado de máquina e lideranças empresariais.
Desvendando as fronteiras do conhecimento, a Inteligência-Artificial tem sido apontada como um dos principais motores de inovação nos últimos anos. O relatório Global Vibrancy Tool 2024, divulgado pela Universidade de Stanford, apresenta um ranking das nações que mais se destacam na área de Inteligência-Artificial.
Com o avanço da tecnologia, a Inteligência-Artificial vem se mostrando cada vez mais essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa que permite a criação de sistemas capazes de aprender e se adaptar às necessidades específicas. Nesse contexto, a Inteligência-Artificial se apresenta como uma aliada valiosa para as empresas que buscam criar produtos e serviços mais eficientes e personalizados. Além disso, a Artificial inteligência também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias, como a realidade virtual e a robótica.
Tendências Globais em Inteligência Artificial
Em primeiro lugar, os Estados Unidos figuram como líderes incontestes em Inteligência Artificial (IA), seguidos de perto pela China e pelo Reino Unido. O levantamento, realizado em 2017, avalia o ecossistema de IA de 36 países com base em 42 indicadores, incluindo artigos de pesquisa, investimento privado e patentes. A ferramenta de análise foi desenvolvida pela equipe do AI Index, em parceria com o Stanford Institute for Human-Centered AI.
A IA ganhou destaque como um tema nacional de grande interesse para os países em todo o mundo, resultando em narrativas mais proeminentes sobre quais países lideram em IA. No entanto, existem dados limitados que proporcionam uma visão clara e quantitativa sobre a posição real dos países em IA. O AI Index buscou preencher essa lacuna com uma ferramenta rigorosa que ajudasse formuladores de políticas, líderes empresariais e o público a fundamentar essas narrativas geopolíticas de IA.
Liderança Americana em IA
O relatório destaca que os americanos lideram em praticamente todos os pilares de pesquisa e desenvolvimento, economia e infraestrutura relacionadas à IA. Além disso, é o país que concentra o maior número de vagas de emprego e startups de IA. Em 2023, os EUA produziram a pesquisa de IA de maior qualidade, construíram os modelos de aprendizado de máquina mais notáveis, gastaram mais em investimento privado e tiveram a maior atividade de fusão/aquisição de IA. Leia Mais: EUA: Congresso propõe financiamento de IA nos moldes do Projeto Manhattan União Europeia apresenta rascunho de Código de Práticas para modelos de IA IA chegou no teto? Empresas do ramo buscam novos métodos de inovar
China: Patentes e Investimentos
Os chineses lideram em número de patentes de IA, mas não em investimentos. A ferramenta indica que, embora as duas superpotências costumavam ser concorrentes, os EUA estão se afastando rapidamente. Em 2023, os EUA atraíram mais investimento privado (US$ 67,2 bilhões vs. US$ 7,8 bilhões) e produziram modelos de aprendizado de máquina mais notáveis (61 vs. 15).
Reino Unido e Índia: Líderes Regionais
O Reino Unido, classificado em terceiro lugar neste ano, também assumiu uma posição de liderança global em IA, sediando a primeira cúpula de segurança de IA do mundo em 2023. A Índia, classificada em quarto lugar, vem investindo pesadamente em institutos de pesquisa de qualidade. Já os Emirados Árabes Unidos, que ficaram em quinto lugar, se comprometeram publicamente a se tornar um líder global em IA.
Coreia do Sul, França e Brasil: Desenvolvimento e Inovação
A Coreia do Sul, classificada em sétimo lugar, sediou a cúpula mais recente de IA, em 2024. A França, classificada em sexto lugar, deve sediar o encontro no início de 2025. O Brasil, na 34ª posição, destaca-se pela presença de um plano nacional para IA. Em julho, o governo federal lançou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo