Presidente russo aguarda eleições nos EUA antes de considerar negociações de paz.
De acordo com notícias recentes, o presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia está aberta a negociações com Ucrânia, Estados Unidos e Europa sobre o futuro da Ucrânia, desde que seja para defender seus interesses nacionais.
No entanto, Moscou deixou claro que não abrirá mão de seus interesses nacionais em qualquer discussão sobre a Ucrânia, como reiterou o presidente Vladimir Putin.
Putin e a presença das tropas russas na Ucrânia
O presidente russo, Vladimir Putin, enviou tropas para a Ucrânia em 2022, gerando tensões com países ocidentais. Putin tem declarado repetidamente que estaria disposto a dialogar sobre a paz, enquanto autoridades ocidentais alegam que ele está aguardando a eleição presidencial dos EUA em novembro para fazer um esforço real.
Em uma reunião da liderança de defesa em Moscou, Putin afirmou: ‘Na Ucrânia, aqueles que adotam uma postura agressiva em relação à Rússia, na Europa e nos Estados Unidos… eles estão dispostos a negociar? Que o façam. Mas faremos isso de acordo com nossos interesses nacionais’.
Além disso, ele enfatizou: ‘Não abriremos mão do que é nosso’. A Rússia controla cerca de 17,5% do território que foi reconhecido internacionalmente como parte da Ucrânia após o colapso da União Soviética em 1991.
Em 2014, a Rússia anexou a Crimeia, e no ano passado, afirmou que quatro regiões adicionais da Ucrânia, controladas parcialmente por suas tropas, fazem parte da Rússia. Enquanto Kiev declara que não descansará até que todos os soldados russos sejam expulsos do território ucraniano.
Putin acusou os Estados Unidos de explorarem a Europa para seus próprios interesses e enfatizou que a Rússia não planeja uma guerra contra a Europa. Ele também destacou que a adesão da Ucrânia à Otan (aliança militar do ocidente) ‘não é aceitável para a Rússia em 10 anos, e nem em 20’.
O conflito entre Rússia e Ucrânia
Copyright © Thomson Reuters.
Carregando…
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo