Chip Elon Musk’s company implantado em tetraplegico em janeiro: PRIME, estudo, precisa aprov. regulatory, interfaces, inicial objetivo: capacitar implantes, cérebro-computadores, paralisados, controlar smartphones/computadores, cegos, recuperar visão, telepatia.
A primeira cobaia da Neuralink, a startup de implante de chip cerebral de Elon Musk, desenvolveu um problema poucas semanas depois de ter sido inserida. Em uma postagem no blog, a empresa revelou que vários fios conectivos do Neuralink se retraíram do cérebro de Noland Arbaugh, o que prejudicou a velocidade e a eficácia dos dados do implante Neuralink. A empresa ofereceu poucos detalhes sobre o incidente, mas disse que conseguiu tornar o implante Neuralink mais sensível para aumentar ainda mais seu desempenho.
A Promessa dos Neuralinks de Elon Musk está em foco após o recente incidente de Noland Arbaugh. O teste humano com o chip cerebral da Neuralink trouxe à tona desafios inesperados, mas a empresa está determinada a superá-los. A segurança e eficácia dos Neuralinks serão fundamentais durante o Teste Humano para garantir que a tecnologia atinja seu potencial máximo.
Implante Neuralink em Paciente Tetraplégico – PRIME Study
Arbaugh, o primeiro paciente humano a receber um implante Neuralink, está tetraplégico desde 2016, após um acidente de mergulho. O chip cerebral foi cirurgicamente implantado nele em janeiro como parte do teste PRIME Study, que significa Precise Roboically Implanted Brain-Computer Interface. A empresa Neuralink explicou em uma postagem de blog de 2023 sobre o recrutamento de participantes que a intenção é estudar a segurança do implante e do robô cirúrgico, além de testar a funcionalidade do dispositivo.
Teste Humano com Neuralinks para Conectar Cérebros a Computadores
Os pacientes do estudo têm os chips Neuralink colocados cirurgicamente na área do cérebro responsável pelo controle dos movimentos. Esses implantes, instalados por um robô, registram e transmitem sinais cerebrais para um aplicativo, com o objetivo inicial de permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador apenas com seus pensamentos, conforme explicado pela Neuralink anteriormente.
Neuralink e a Promessa de Telepatia para Pessoas com Deficiência
Elon Musk, fundador da Neuralink, revelou que a ambição da empresa é utilizar os implantes para conectar cérebros humanos a computadores, auxiliando pessoas paralisadas a controlar smartphones ou computadores e indivíduos cegos a recuperar a visão. Esses implantes, assim como as interfaces cérebro-máquina existentes, captam sinais elétricos emitidos pelo cérebro e os interpretam como ações.
Aprovação Regulatória e Futuro dos Implantes Neuralink
Antes que os implantes cerebrais da Neuralink cheguem ao mercado em larga escala, será necessária uma aprovação regulatória mais abrangente. A empresa já obteve autorização da FDA para testes em humanos e informou a agência sobre os progressos. Elon Musk mencionou que o primeiro produto da Neuralink será chamado Telepatia, destinado inicialmente a pessoas com perda de mobilidade. A tecnologia ainda não está pronta para uso generalizado, mas promete avanços significativos no futuro.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo