23 agentes da PRF afastados por excessos na ação policial e envolvimento em chacina em MG.
A Corregedoria da PRF adotou medidas de afastamento de 23 agentes que foram implicados em uma operação que resultou na morte de 26 pessoas em Varginha (MG) no ano de 2021. As investigações apontaram para possíveis excessos na ação policial, levando à decisão de remanejar os servidores acusados para funções que não envolvam atividades operacionais.
A ação da Polícia Rodoviária Federal vem em resposta ao inquérito que indicou irregularidades na operação, determinando o afastamento dos agentes envolvidos. Esta medida representa o compromisso da PRF com a transparência e a responsabilidade na condução de suas operações.
PRF: Acusações de homicídio qualificado e fraude processual
No final do mês passado, a Polícia Federal indiciou 39 policiais militares e policiais rodoviários federais por homicídio qualificado, tortura e fraude processual. Os crimes teriam sido cometidos na operação que deixou 26 mortos em outubro de 2021, em Varginha, Minas Gerais.
O inquérito da Polícia Federal aponta que 500 disparos foram feitos pelos agentes de segurança. Ao todo, 300 cartuchos foram encontrados pela perícia e somente 20 disparos foram atribuídos aos criminosos. O inquérito afirma que há evidências que apontam para tiros simulados disparados pelos próprios policiais.
Relembre o caso
As mortes ocorreram durante uma operação policial em outubro de 2021.
Segundo inquérito da PF, naquele dia, por volta de 5h, uma caminhonete da PRF derrubou o portão principal do chamado ‘Sítio 1’, uma localidade de Varginha. Logo após, a equipe tática iniciou a entrada no local atirando nas janelas frontais casa.
Ainda conforme o inquérito, parte da tropa caminhou até a entrada principal e arrombou a porta da sala. Um grupo então entrou no imóvel e iniciou a visualização dos que ali estavam e que, a essa altura, corriam pela casa, recém-despertos, desorientados e sem entender o que ocorria.
Conforme a PF, todos foram alvos de tiros. A equipe policial foi aos quartos do térreo e atirou em quem lá estava.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo