A Jornada formativa é promovida pela Fundação Roberto Marinho e pela Fapesp, com foco em Projetos de pesquisa. O evento de premiação ocorre na Plataforma online, com participação de Estudantes do ensino médio, de Centros de pesquisa.
Em um ambiente repleto de curiosidade e fascínio pela Ciência, a 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos celebra a excelência em projetos que democratizam o ensino de Ciência para diferentes públicos. Com o objetivo de aumentar a acessibilidade ao conhecimento científico, a iniciativa é uma iniciativa de suma importância no contexto da educação científica no Brasil.
Em cerimônia realizada no Museu Catavento, em São Paulo, os vencedores da 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos foram oficializados. Neste evento, os grandes vencedores receberão seu prêmio, como uma forma de reconhecer o esforço em promover a disseminação de informações científicas de forma acessível. A partir da presente edição, o Prêmio Ciência para Todos já é um dos marcos na promoção da Ciência para o público em geral.
Ciência em Ação: Premiação de Escolas que Promovem o Conhecimento e a Inovação
Serão honradas seis escolas públicas de São Paulo por desenvolver e incentivar atividades científicas, promovendo o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida diária. Categorias ‘Ensino Médio‘: IFSP (Campinas), E.E Severino Moreira Barbosa (Cachoeira Paulista) e E.E Padre Fidelis (Tanabi) Categorias ‘Ensino Fundamental‘: E.E Jesuíno de Arruda (São Carlos) e EMEF Dr.João Maria de Araújo (Botucatu) e EMEF Ermides Barsaglini Gulla (Gavião Peixoto).
Iniciativa da Fundação Roberto Marinho e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
A iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens da ciência, conhecimento e informação. O prêmio mobilizou cerca de 180 escolas das redes estadual e municipal do estado de São Paulo, além de institutos federais de ensino médio técnico e profissionalizante e o Centro Paula Souza. Para terem seus projetos de implementação avaliados pela banca, estudantes e professores participaram de jornadas formativas em plataforma online do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho, com orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual, com certificação para todos ao final.
Oportunidades de Visitação e Reconhecimento
Os professores e estudantes premiados terão a oportunidade de visitar um centro de pesquisa apoiado pela FAPESP, incluído com transporte, alimentação e mediação pedagógica. Os professores proponentes, responsáveis pelos projetos e orientadores das equipes premiadas, receberão também um notebook. Projetos premiados Menstruei, e agora?? Absorvente na hora!! No IFSP Campus Campinas, o projeto realizado por estudantes do ensino médio com orientação do professor Edson Duarte, desenvolveu um distribuidor automático de absorventes individuais para uso emergencial de quem menstrua na escola.
Produtos e Projetos de Impacto
Estudo etnobotânico de plantas medicinais utilizadas por moradores da zona rural de Cachoeira Paulista-SP A E.E Severino Moreira Barbosa, de Cachoeira Paulista, venceu com o projeto desenvolvido por Luiziene Alves, estudantes do Ensino Médio. Os estudantes visitaram moradores da região que utilizam plantas medicinais para entender o processo (desde a coleta das espécies, passando pelo preparo, armazenamento e utilização), também coletaram algumas amostras para catalogação após período de prensagem e realizaram uma pesquisa com outros colegas e familiares para entender o nível de familiaridade deles com o tema. Como resultado, um jogo de plantas medicinais foi criado para testar conhecimentos e ensinar a respeito da medicina natural. Água e meio ambiente A E.E. Padre Fidelis, de Tanabi, conquistou o prêmio
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo