Atendimentos emergenciais para epidemia de dengue são feitos na Vigilância Epidemiológica e 5 UBS. Uso do fumacê no combate à doença.
em Brasília
A prefeitura de Águas Lindas de Goiás (GO) está tomando medidas mais rigorosas para combater a epidemia de dengue na região. Além do tratamento de emergência no Hospital Municipal Bom Jesus, os pacientes com suspeita e casos leves da doença estão recebendo cuidados no Núcleo de Vigilância Epidemiológica e em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Camping Clube, Mariano Rufino, Setor X, Barragem II/ IV e Guaíra.
As ações de combate à dengue em Águas Lindas de Goiás (GO) visam principalmente reduzir a população do Aedes aegypti, que é o inseto transmissor da doença. A prefeitura está focada em eliminar os criadouros do mosquito e proteger a população local.
.
Equipes de saúde preparadas para enfrentar a epidemia de dengue em Águas Lindas
O secretário de saúde de Águas Lindas, Carlos Barbosa, informou que as equipes de saúde estarão a postos para atender todos os pacientes diagnosticados e com casos suspeitos da doença. ‘Estaremos descentralizando a soroterapia nas cinco UBS do município e um médico a mais para dar suporte aos pacientes. Além disso, nos próximos dias daremos início ao serviço do fumacê’, explica.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
A pasta solicita ainda atenção quanto aos sinais da doença causadas pela dengue como febre, cansaço, vermelhidão em partes do corpo, coceira, dores na cabeça, nos músculos, nas articulações ou atrás dos olhos.
Para prevenir a dengue, é indispensável combater o mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da doença. A água parada acumulada em pratos de vasos de plantas, calhas e garrafas no quintal, por exemplo, é o criadouro perfeito para a reprodução do inseto.
Por isso, a população deve monitorar e evitar locais dentro das residências que possam acumular água parada e gerar focos do Aedes aegypti. Veja recomendações:
– Utilize telas de proteção nas janelas da casa;
– Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
– Mantenha o espaço externo e interno de casa sempre limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe periodicamente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
Carregando…
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo