O presidente russo tem mandado de prisão em aberto por crimes de guerra e poderia ser preso caso deixasse o país durante visita de Estado para a Cúpula do G20 ou encontro com Líderes de Governo no Ministério das Relações Exteriores.
Em encontros como o G20, o líder mundial Vladimir Putin não deixa de aparecer, mas ele não compareceu ao evento em 2014, após a anexação da Crimeia.
Parte da elite política da Rússia, como o Chefe do Kremlin, Vladimir Putin, resolveu fazer uma participação remota para o evento G20 de 2022, realizado no Brasil, resultando em um contexto onde o líder foi visto de forma diferente na mídia nacional.
Eventos Internacionais e Conflitos Políticos
Nesta edição, a Cúpula do G20 foi marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Serão presenças de grandes líderes de governo, como Joe Biden, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China. No entanto, um presidente se recusou a comparecer ao evento: Vladimir Putin. O motivo é um mandado de prisão contra o russo por crimes de guerra. Receba as principais notícias direto no WhatsApp!Inscreva-se no canal do Terra Ao invés de Putin, a Rússia será representada no Brasil pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov. A informação foi divulgada oficialmente nesta quarta-feira, 13, pela agência de notícias estatal Tass.
Cúpula do G20 e Líderes Mundiais
A Rússia será representada no Brasil pelo ministro Sergey Lavrov, seguindo as instruções do presidente Vladimir Putin. O ministro chefiará a delegação do país no evento. A informação foi confirmada pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em coletiva. Lavrov também visitará o Brasil em fevereiro para a reunião de chanceleres do G20. Líderes do G20 realizarão uma Cúpula em 2024, com Putin recebendo convite formal do anfitrião do G20.
Mandado de Prisão e Conflitos Internacionais
O presidente Vladimir Putin chegou a ser formalmente convidado pelo anfitrião do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em dezembro de 2023, Lula cumpria agenda na Alemanha quando foi questionado sobre a presença de Putin na reunião de Cúpula do G20. Putin tem um mandado de prisão em aberto, e a formalidade é praxe entre os países que sediam o evento e os membros do grupo. Receba as principais notícias direto no WhatsApp!Inscreva-se no canal do Terra O presidente afirmou que o convite seria feito, mesmo que a resposta fosse negativa. A decisão do chefe do Kremlin veio quatro dias após o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, pedir às autoridades brasileiras que cumprissem um mandado de prisão contra Putin.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo