Lula irritado com pedido de reunião sobre crise entre Prates e Silveira. Pressão de abutres por mudança na Petrobras. Disparidade de forças.
Membros do Palácio do Planalto acreditam que a gestão de Jean Paul Prates, nos últimos tempos, foi marcada por uma ‘série de equívocos’ que adiantaram a discussão sobre a troca no comando da <a href="https://portalcorreio.com/presidente-da-petrobras-ironiza-rumores-e-confirma-encontro-com-lula-para-esclarecimentos/"Petrobras. Uma fonte próxima ao presidente considera ser ”muito complicado e pouco provável’ que Prates consiga reverter a sua queda de popularidade junto a Lula – que ficou incomodado com a pressão explícita para uma reunião onde Lula teria que mediar a disputa entre ele e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Esta situação gerou um impacto significativo na estatal e preocupa muitos que defendem a boa imagem e reputação da Petrobras.
.
Planalto critica Prates por declarações à imprensa
Na visão do governo, Prates deveria ter feito o pedido a reunião sem alarde na mídia.
Expectativa de desfecho público da crise na Petrobras
O governo aguarda que o assunto da Petrobras tenha uma resolução a partir de segunda-feira (8), desde que a crise não se agrave na sexta-feira. Lula está fora de Brasília e, como seus aliados afirmam, não costuma tomar decisões durante viagens.
Nome de presidente do BNDES cotado para a Petrobras
Nos bastidores, o nome do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, é tido como certo, o que levaria Nelson Barbosa a assumir o banco. No Palácio, zombam da ideia de que Mercadante não quereria ir para a Petrobras. Eles lembram que Lula o considerou para a Petrobras na transição, embora não o tenha convidado. Admitem também que há poucos quadros do PT aptos a liderar uma estatal de tamanha importância. Por isso, estão revisitando o nome.
Prates atribui pressão a ‘abutres’
Em outra frente, Jean Paul Prates zombou dos boatos de que poderia deixar o cargo em uma rede social. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Prates compartilhou uma conversa em que, aparentemente, responde a uma pergunta sobre sua saída da empresa: ‘Acho que após às 20h02. Vai pra casar jantar… E amanhã às 7h09 ele estará de volta na Empresa, pois sempre tem a agenda cheia.’
Entretanto, Prates tem demonstrado irritação nos bastidores com a pressão que, segundo ele, vem de ‘abutres’ do governo. O presidente da Petrobras enxerga a presença de nomes como Silveira no conselho da Petrobras como uma crise constante.
Conversa entre Mercadante e Prates
De acordo com fontes, Mercadante e Prates discutiram nesta quarta-feira (3) sobre a sucessão na Petrobras. O presidente do BNDES informou a Prates que Lula o cogitou para assumir a Petrobras, caso o atual presidente não possa mais permanecer no cargo. Mercadante também sugeriu a Prates que procurasse Lula e se reunisse com ele o mais rápido possível. Prates tentou marcar um encontro com o presidente, mas ainda não conseguiu finalizar a agenda.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo