Buscam otimizar recursos e aumentar cooperação entre servidores dos órgãos. Diretor da PF e CGU anunciaram estratégias de parceria para aumentar operações em conjunto.
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) reforçaram o compromisso com o combate à corrupção ao anunciarem nesta quinta-feira (7) a criação de um grupo conjunto para investigar crimes de desvio de recursos públicos no governo federal.
A parceria entre as duas instituições visa otimizar os recursos disponíveis, promover a troca de informações e tecnologias, além de fortalecer a cooperação entre servidores, reforçando assim o empenho no combate à corrupção.
Fortalecimento na Parceria para Combate à Corrupção
O aumento do combate à corrupção será impulsionado por uma parceria ainda mais sólida entre os comandos das instituições, que visa ampliar a parceria estabelecida nos níveis estaduais da PF e da CGU. Este esforço conjunto buscará definir estratégias eficientes para o combate de crimes em âmbito nacional.
O ato de criação desta parceria foi oficializado pelo ministro-chefe da CGU, Vinícius de Carvalho, e pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, durante um seminário em homenagem ao Dia Internacional Contra a Corrupção, realizado em Brasília.
Segundo avaliação do diretor-geral da PF, a parceria terá como resultado o aumento da garantia de que as
investigações sejam isentas de interesses pessoais, interferências ou pressões
.
Rodrigues também ressaltou que a parceria deverá elevar a
abrangência, eficiência e os resultados das investigações
dos crimes de corrupção no âmbito da administração pública federal.
Além disso, a expectativa é aumentar não apenas a quantidade, mas também a qualidade das operações realizadas em conjunto pela PF e CGU.
“Esperamos ter não somente mais operações em termos quantitativos, mas também qualitativamente. Nossas equipes já estão trabalhando de forma integrada. Todo o nosso time, incluindo a diretoria de combate ao crime organizado, estará atuando”, afirmou Rodrigues.
Estratégias de Parceria para Combate a Corrupção
De acordo com o ministro da CGU, o número de participantes do grupo não será fixo e será avaliado de acordo com as necessidades de cada investigação.
Segundo ele, “A CGU já possui núcleos de operações especiais em todos os estados do Brasil, além de uma secretaria dedicada à aplicação da Lei Anticorrupção aqui em Brasília. Todos os membros desses núcleos e da secretaria serão envolvidos nas ações”, disse.
Parceria com o INSS para Ampliar o Combate à Corrupção
Além da parceria com a Polícia Federal, a CGU anunciou que em breve integrará uma estratégia para combater fraudes na Previdência Social em conjunto com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A parceria, segundo a secretária-executiva da CGU, Vânia Lúcia Ribeiro Vieira, terá foco na utilização de tecnologia e inteligência para monitorar a concessão de benefícios do INSS.
“Estamos estabelecendo uma parceria inédita com o INSS, unindo a expertise da Controladoria com a área de inteligência do INSS. Isso nos permitirá somar esforços para monitorar a concessão de benefícios. Vamos aplicar ainda mais inteligência e eficiência, utilizando tecnologias inovadoras”, afirmou Vânia Lúcia.
Fonte: G1 – Notícias
Comentários sobre este artigo