Pesquisa Datafolha apurou que, para a eleição presidencial direta, forma possível de governo tanto faz o regime, ditadura é preferível.
Uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha e divulgada pela ‘Folha de S.Paulo’ revelou que a grande maioria dos entrevistados, cerca de 71%, acredita que a democracia é a melhor forma de governo. Enquanto isso, 18% dos entrevistados mostram-se indiferentes em relação ao regime democrático, e apenas 7% afirmam preferir a ditadura.
O estudo foi conduzido presencialmente, abrangendo 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, residentes em 147 municípios do Brasil, durante os dias 19 e 20 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento revelou, ainda, que a maioria esmagadora dos entrevistados tem preferência pela democracia como forma de governo.
Novo levantamento do Pesquisa Datafolha reafirma a preferência pela democracia
- 71% dos entrevistados afirmam que a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo, em mais um indicativo do apoio majoritário a um regime democrático;
- 18% dos entrevistados dizem que tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura, um número significativo, mas que fica em segundo plano diante da maioria esmagadora que prefere a democracia;
- 7% dos entrevistados consideram que em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático, um número expressivo, porém minoritário, que demonstra uma minoria que vê vantagens em um regime autoritário.
Resultado mais recente da Pesquisa Datafolha mostra leve queda no apoio à democracia
Em relação à última pesquisa, realizada em dezembro de 2023, a preferência pela democracia como melhor forma de governo caiu 3 pontos percentuais, passando de 74% para os atuais 71%. Já a porcentagem daqueles que afirmam que tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura subiu de 15% para 18%, indicando uma tendência de crescimento nessa visão mais neutra em relação ao tipo de regime. Os que preferem a ditadura mantiveram a mesma porcentagem.
Trigésima pesquisa do Pesquisa Datafolha mostra a evolução da opinião sobre o regime do governo no Brasil
Esta é a trigésima vez que o instituto afere a opinião do brasileiro sobre o regime do governo, iniciada em 1989, um mês antes da primeira eleição presidencial direta, após a ditadura militar que encerrou em 1985. Ao longo da série, o menor apoio à democracia foi registrado em 1992, com 42%, durante uma crise política do primeiro governo pós-ditadura, o de Fernando Collor (PRN), que sofreu um impeachment.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo