Verifique quando um edema no prepúcio, glande, de parafimose, balanites ou balanopostite é normal ou indica problema sério.
Um dos problemas mais comuns são o inchaço e o edema, que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas especialmente no pênis. Esse inchaço pode ser um sinal de alerta para uma série de problemas de saúde, desde doenças infecciosas até problemas respiratórios.
Entretanto, se o inchaço for apenas superficial e não esteja acompanhado de outros sintomas graves, geralmente não é motivo de preocupação. O inchaço do pênis em si é comumente denominado edema de prepúcio quando ocorre na ponta do pênis. Em alguns casos, pode ser uma resposta normal ao estímulo sexual, mas é sempre importante verificar se não há outros sintomas. Alguns fatores podem contribuir para o inchaço no pênis, como a inflamação devido à infecção, a lesão ou o acúmulo de líquido no tecido. O inchaço pode ser doloroso ou não, dependendo da causa.
Perigos do Inchaço: O que Causa o Pênis Inchado?
A aparição de inchaço, principalmente quando não há motivo aparente ou quando acompanhado de dor intensa, não é considerado um fator normal. Nesse caso, é essencial buscar atendimento médico para evitar complicações. Leia mais sobre o tamanho do pênis e tire suas dúvidas.
O Inchaço no Prepúcio: Entenda as Causas e a Importância do Tratamento
O principal responsável pelo inchaço no prepúcio é o termo técnico ‘parafimose‘. Trata-se de uma situação em que, após a retratação da pele do prepúcio e exposição da glande, ocorre uma compressão nos vasos sanguíneos superficiais próximos à cabeça do pênis, resultando em ‘edema‘ na região. A solução simples é cobrir novamente a glande, evitando assim a dor e a necrose de tecidos. No entanto, se não for feito rapidamente, o ‘edema’ aumenta, o que pode causar dor e até mesmo a necrose de alguns tecidos.
Por essa razão, a parafimose é uma situação que exige atendimento médico de urgência. Além disso, outras causas de inchaço na região incluem:
– Balanites ou balanopostites, que são inflamações causadas por fungos ou bactérias;
– Algumas doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorréia;
– Manifestações de doenças virais, como o herpes genital, que pode causar inchaço no pênis.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo