O ator volta às telas com a reexibição da novela e comenta com carinho sobre o personagem malandra e seus bordões, que caíram na boca do povo.
Paulo Betti é um ator brasileiro que já deixou marcas na televisão com sua atuação em várias novelas ao longo da carreira. Algumas delas são consideradas icônicas, e um exemplo disso é a novela Tieta, onde ele interpretou o personagem Timóteo. Sua atuação mereceu destaque, fazendo com que o público fique mais tempo assistindo à trama e se lembre dos bordões da novela para o resto dos tempos.
Com uma carreira que já ultrapassa várias décadas, é normal que o público brasileiro tenha se lembrado de muitos de seus personagens, especialmente aqueles que fizeram parte de novelas que despertaram interesse por todo o país. A novela Tieta, que foi ao ar pela primeira vez em 1989, é um exemplo disso, pois além de trazer momentos emocionantes e encantadores, também é lembrada por seu humor e personagens marcantes, como Timóteo, interpretado por Paulo Betti. Não é de se estranhar que essa novela seja considerada um dos melhores folhetins do ano de 1989 e que o personagem, por sua vez, seja considerado um dos mais lembrados da história da televisão brasileira.
Novela de Outono
Com a volta da novela à nossa telinha, é hora de relembrar os momentos mais icônicos dos noveleiros. Divulgação: Globo Foto: Revista Malu
Momentos de Felicidade
Na novela da Globo, Timóteo, interpretado por Paulo Betti, foi um casal de casados que tinham um problema grave: a falta de felicidade. Timóteo era marido de Elisa, uma mulher malandra que frequentava a Casa da Luz Vermelha, uma casa noturna da boca do povo, onde os casais iam se divertir. Mas Timóteo renunciou à vida de antes, quando se casou, e ficou fraco do estômago a cada situação complicada que enfrentava.
Caíram na Rua
A saúde de Timóteo cobrou uma conta: ele ficou fraco do estômago, a cada situação complicada que enfrentava, uma doença que o fazia desmaiar. Assim como sua mulher, era vagamente infeliz no casamento. Nostálgico, manteve um único vínculo com a vida de antes: continuou sendo um dos quatro Cavaleiros do Apocalipse, junto a Osnar, Ascânio e Amintas, que se reuniam no Bar do Crescente para torneios periódicos de bilhar.
Personagens de Cemitério
Quando solteiro, Timóteo levava uma vida boêmia e frequentava a Casa da Luz Vermelha, uma rotina que renunciou ao se casar. Mas sua personalidade única era inesquecível, e os jornais da época escreveram sobre o verão que foi ‘nos trinques’, e o bordão do seu personagem, ‘de jeito nenhum!’ O personagem também tinha um vínculo especial com a vida de antes, e sua frase icônica ‘É lisa’, que também virou bordão.
Reação do Povo
O ator revela que ficou muito feliz com a notícia de que o folhetim seria exibido no Vale a Pena Ver de Novo, e que foi um trabalho muito importante para ele. Foi um momento muito intenso da carreira e ele tinha um envolvimento muito forte com o personagem. O personagem também marcou muito na época, e a repercussão do personagem na imprensa foi muito grande.
Novela da Novela
O personagem também tinha uma frase icônica, ‘de jeito nenhum!’, e os jornais da época escreveram sobre o verão que foi ‘nos trinques’. O personagem também tinha um vínculo especial com a vida de antes, e sua frase icônica ‘É lisa’, que também virou bordão. Atualmente, o ator está focado em outros projetos, como sua peça teatral, Autobiografia Autorizada, e a turnê com Os Mambembes, uma peça de teatro que percorre praças do Brasil.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo