Watanabe pediu aos alunos para verificar as instalações domésticas. Metade relatou problemas com ondas de calor, capacidade elétrica e segurança elétrica.
O uso do ar-condicionado durante o verão é indispensável para muitas pessoas que buscam conforto em dias de altas temperaturas. Porém, é importante estar atento aos cuidados necessários para evitar acidentes, como incêndios decorrentes do excesso de carga elétrica. Além disso, é fundamental verificar a capacidade elétrica do imóvel para suportar o uso do ar-condicionado, já que este aparelho consome mais energia.
Para garantir a segurança no uso do aparelho de ar-condicionado, é preciso realizar manutenções periódicas, bem como seguir as recomendações do fabricante para evitando possíveis danos. O consumo de energia pode aumentar significativamente durante o período de uso do ar-condicionado, portanto é importante adotar medidas de economia, como a utilização de aparelhos mais eficientes e o aproveitamento de recursos naturais, como a ventilação natural. O uso consciente do ar-condicionado contribui não apenas para a segurança, mas também para a preservação do meio ambiente.
Os cuidados com a instalação elétrica em locais com muitos aparelhos eletrônicos
O professor de Engenharia Elétrica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) Edson Watanabe explica que nos imóveis de construções antigas a preocupação maior era com a iluminação e a preparação para receber poucos aparelhos, bem diferente da atualidade, em que cada vez mais aumenta a quantidade de eletrônicos em um mesmo imóvel, e que ainda exigem maior carga de energia. O alerta para a instalação correta de circuitos para suportar ondas de calor e a sobrecarga de eletrônicos.‘Tem muitos lugares com microondas, air fryer, fogão de indução magnética. Quem vai aumentando estas cargas têm que tomar cuidado’, alertou em entrevista à Agência Brasil.
Watanabe revelou que pediu a uma turma de alunos que verificasse se as instalações estavam corretas em suas casas, e a metade relatou problemas. ‘Quando um vai tomar banho outro não pode ligar o ar-condicionado, porque um vai derrubar o outro’, disse se referindo a falta de capacidade elétrica do imóvel para suportar uma carga maior de consumo ao mesmo tempo.
A importância de se contratar um profissional da elétrica para avaliar a instalação
‘Preciso contratar um profissional da elétrica para fazer uma avaliação do quadro de energia? perguntou’: esta é uma questão que muitas pessoas se deparam ao adquirir novos materiais. Recomenda-se sempre a consulta a um profissional da elétrica para saber se o quadro de energia da sua casa está compatível na dimensão, se suporta realmente o aumento de equipamentos como o ar-condicionado. A recomendação do porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, major Fábio Contreiras.
A dica principal é contratar um profissional da elétrica para conferir se o quadro de energia da sua casa está compatível na dimensão, se suporta realmente o aumento de equipamentos como o ar-condicionado. A recomendação do porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, major Fábio Contreiras. Além de uma manutenção anual feita por um profissional especialista em ar-condicionado, o professor lembra que é bom também manter o filtro do aparelho limpo, mas nesse caso é por uma questão de saúde por causa do acúmulo de poeira. ‘Fica lá juntando poeira o ano inteiro e quando liga vai tudo para o espaço e para cima da gente’.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo