Alerta para golpes financeiros em 2024; cuidado com chamadas, WhatsApp e software malicioso; clientes bancários em risco.
Os golpes na internet e por telefone estão se tornando cada vez mais frequentes, sendo uma maneira comum de criminosos enganarem pessoas desavisadas. Por isso, é fundamental que todos estejam atentos a essa prática em 2024. Um levantamento recente revelou que o Brasil é o país que mais sofre com crimes cibernéticos na América Latina, tornando ainda mais urgente a necessidade de se proteger contra essas ameaças virtuais.
As fraudes virtuais e os crimes online têm atingido diversos clientes de bancos e outras instituições, causando prejuízos significativos. Golpistas se passam por funcionários dessas empresas e induzem as vítimas a realizar pagamentos indevidos. Essa prática vem crescendo de forma alarmante nos últimos anos, com um aumento expressivo entre 2021, 2022 e o início de 2023. É crucial que todos estejam alertas e saibam como se proteger contra esses golpes cibernéticos, evitando cair nas armadilhas dos criminosos.
Crimes online: Golpes na internet em alta
Imagem de árvore de Natal formada por estrelas é…
Apagão na Anvisa? Dados de remédios controlados não…
Os recentes levantamentos realizados apontam para um aumento significativo nos golpes na internet, também conhecidos como fraudes virtuais ou golpes cibernéticos. Muitos golpistas se aproveitam da falta de conhecimento sobre trâmites bancários e de falhas na segurança online para aplicar seus golpes. Um dos golpes mais famosos deste ano foi o da falsa central de atendimento. Por meio dele, muitas pessoas acabam enganando clientes de diversas empresas até conseguir transferências por supostos pagamentos que devem ser realizados.
Além disso, diversos golpes financeiros utilizam até mesmo o número 0800, comum para atendimento ao cliente em chamadas gratuitas. Por essa razão, é fundamental que os clientes de bancos sempre se certifiquem se o número que está entrando em contato pertence de fato à instituição ou não, como medida de segurança contra possíveis crimes cibernéticos.
O objetivo desses golpes é fazer com que os clientes acreditem que possuem algum débito para ser quitado, o que muitas vezes leva as vítimas a agirem rapidamente e sem avaliar a veracidade da situação. No entanto, os bancos reforçam que não pedem pagamentos por meio de ligações telefônicas, ressaltando a importância de desconfiar de tais solicitações para evitar cair em golpes na internet.
Prevenção contra golpes na internet
Esses golpes não se limitam somente a chamadas telefônicas, mas também se estendem a ligações de WhatsApp e mensagens enviadas via SMS. Segundo o delegado Danilo Carvalho, diante de dúvidas, o consumidor deve buscar orientação com um gerente de sua conta bancária. A conscientização sobre os riscos de crimes online é crucial para a prevenção de fraudes bancárias.
O Brasil enfrenta atualmente um cenário preocupante em relação às fraudes bancárias, ocupando o quinto lugar na lista de países que lidam com essa problemática. Entre as fraudes mais comuns está o ‘golpe da mão fantasma’, realizado por meio de softwares maliciosos como o Trojan. Os criminosos instalam vírus nos telefones das vítimas para controlar transações e alterar valores, muitas vezes sem o conhecimento do cliente.
Diante desse cenário, é crucial evitar o uso de aplicativos duvidosos e não baixados em lojas oficiais de telefones. Além disso, usuários que não são PCD (pessoas com deficiência) devem evitar a função de ‘acessibilidade’ para reduzir a exposição a golpes cibernéticos. A prevenção e a conscientização sobre os riscos são essenciais para evitar se tornar vítima de crimes online.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo