Estudantes premiados do ensino médio e superior vão receber 8,4 mil medalhas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, sendo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes.
A Olimpíada de Matemática é um evento anual que desperta o interesse dos estudantes e incentiva a prática da disciplina. A competição visa reconhecer e premiar o talento dos participantes, incentivando o desenvolvimento da matemática no Brasil. A divulgação dos resultados da 18ª edição da Olimpíada de Matemática é um momento de celebração e reconhecimento do esforço e dedicação dos estudantes em todo o país.
A Obmep, promovida pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), premiará os estudantes mais bem-sucedidos com um total de 8,4 mil medalhas, incluindo 650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes, além de 51 mil menções honrosas. A lista de premiados pode ser consultada aqui e demonstra o valor e a importância da participação dos alunos em atividades extracurriculares como a Olimpíada de Matemática.
Olimpíada de Matemática: Mais prêmios para escolas particulares
A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. ‘Além da premiação nacional, criamos também as premiações estaduais. São muito mais medalhas em todo o Brasil’. Serão distribuídas cerca de 20,5 mil medalhas estaduais.
Reunião recorde na maior competição científica do país
Este ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio. Trata-se da maior competição científica do país. Foram alcançados 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas participaram do certame.
Kevin Neves Ramos Badaro: mais uma vitória na Obmep
O estudante Kevin Neves Ramos Badaro, 14 anos, do ensino fundamental da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth, localizada em Domingos Martins (ES), tem duas participações na Obmep, sendo uma no ano passado, com medalha de bronze, e a outra na edição deste ano, em que faturou o ouro.
Kevin sonha com medalhas de Olimpíada de Matemática
‘Quando vi que tinha ganhado medalha de ouro, fiquei muito feliz mesmo’. Kevin contou que pretende continuar participando da olimpíada e que buscará sempre dar o seu melhor, ‘porque virão outras medalhas de ouro ainda’. Ele não tem certeza se vai cursar matemática no ensino superior. ‘A área da computação e da informática é muito boa hoje em dia. Estou pensando nisso, mas ainda não tenho certeza.’
Medalhistas nacionais na Obmep e Programa de Iniciação Científica Jr.
Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para o desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem R$ 300 para integrar o programa.
Novidade para medalhistas do ensino médio na Olimpíada de Matemática
A novidade deste ano é que medalhistas do nível 3 (ensino médio) na Obmep e em outras quatro olimpíadas de conhecimento poderão concorrer a uma vaga no Impa Tech, primeiro curso de graduação do instituto.
As inscrições para o bacharelado em matemática da tecnologia e inovação estão abertas até 28 deste mês no site da instituição. O curso será uma qualificação de excelência para os estudantes entrarem de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O processo seletivo destina 20% das vagas para alunos com ótimo desempenho na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além da Olimpíada de Matemática: Saiba como aprender inglês de graça
Aprender inglês pode não ser uma tarefa fácil, mas com certeza pode ser gratuita. É preciso se jogar de cabeça para começar a estudar vocabulário, gramática e expressões de linguagem. Dominar a pronúncia, expressões e sotaque pode ser ainda mais complicado. Mas nada de medo. Por isso, o R7 separou sete dicas para você aprender inglês de graça — sem mensalidade, professores pagos, cursos nem livros caros. Confira abaixo!
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo