109 clubes amargaram descensos na Série A, B e C do futebol brasileiro desde 2001; apenas 10 clubes-nao-rebaixados não caíram de divisão.
Após o término da temporada, reuniu-se uma lista com os clubes de futebol rebaixados em todas as divisões nacionais desde o início do século 21. No ranking organizado pelo ge, os times que mais se destacaram foram os que passaram por um processo de rebaixamento nas três primeiras divisões do futebol brasileiro.
Com o objetivo de entender melhor a dinâmica dos clubes rebaixados, o levantamento também incluiu dados sobre a queda de posição dos mesmos em suas divisões, além da possibilidade de reverter a situação para o ano seguinte. Alguns clubes, como o Portuguesa, que foi rebaixado para a segunda divisão em 2001, sofreram uma queda intensa, o que se refletiu na descida significativa no ranking. Outros, como a Proyecto de Estudios sobre Riças, que participou apenas de uma temporada na Série D, demonstraram um cenário completamente diferente, com uma despromoção menor.
Rebaixamento: 109 clubes tropeçam em quedas desastrosas
Desenvolvendo o contexto histórico, 109 clubes enfrentam o desafio de superar quedas em nacionais desde o ano de 2019. Com um olhar retrospectivo, é possível identificar o ranking dos piores times brasileiros de 2024, bem como a classificação final do Campeonato Brasileiro.
Rebaixamentos em massa: 7 clubes lideram a disputa
Sete clubes se destacam como líderes na disputa por seis rebaixamentos em distintas divisões: Rebaixamento ABC (5 na Série B e 1 na Série C), América-MG (5 na Série A e 1 na Série B), América-RN, (1 na Série B, 3 na Série B e 2 na Série C), Sampaio Corrêa (4 na Série B e 2 na Série C), Santa Cruz (3 na Série A, 2 na Série B e 1 na Série C), Vitória (4 na Série B e 2 na Série B) e, por fim, o Criciúma (3 na Série A e 3 na Série B). O clube catarinense, inclusive, carrega consigo uma curiosidade: um dos quatro rebaixados no Brasileirão deste ano, o Tigre acabou sofrendo quedas sempre em anos terminados com o mesmo número: 2004, 2014 e, agora, em 2024.
Equipes que enfrentam a queda inédita
Cuiabá, que cai de divisão pela primeira vez na história, e Atlético-GO, rebaixado da divisão de elite pela quarta vez neste século, completaram as quatro últimas colocações do Brasileiro deste ano. Assim como a equipe matogrossense, Aparecidense-GO e São José-RS, que foram para a Série D, também foram rebaixadas pela primeira vez na história.
Equipes que garantem o rebaixamento inédito
Por outro lado, apenas dez equipes podem se gabar de nunca terem sido rebaixadas nacionalmente, considerando as três principais edições. Essa lista inclui, na Série A de 2025, Flamengo, São Paulo e Mirassol, que disputará a elite pela primeira vez. Na Série B, nunca caíram de divisão o Athletic, que em seis anos saiu da segunda divisão mineira para a Segunda Divisão do Brasileiro, e o Amazonas, que foi fundado em 2019. Já na Série C, Botafogo-PB, Floresta, São Bernardo FC e Ypiranga-RS nunca foram rebaixados para a última divisão nacional.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo