Empresas do índice das maiores americanas esperam crescimento anual de 4,1% nos lucros reais no terceiro trimestre, apesar de surpresas econômicas.
A temporada de divulgação dos resultados das empresas americanas referentes ao terceiro trimestre do ano começou na sexta-feira (11), com grande impacto no mercado de ações. O maior banco dos Estados Unidos, o J.P Morgan, reportou seus resultados, e sua ação encerrou o pregão com valorização de quase 5%, o que reflete a confiança dos investidores nos números apresentados.
O desempenho do J.P Morgan foi um dos principais destaques da abertura da temporada de resultados, e os analistas estão ansiosos para ver como as outras empresas irão se sair. A expectativa é que as empresas que apresentarem desempenhos sólidos e lucros significativos terão um impacto positivo no mercado, contribuindo para o crescimento econômico. A confiança dos investidores é fundamental para o sucesso das empresas.
Expectativas de Resultados para o Terceiro Trimestre
O clima de otimismo que permeia o mercado de ações americanas está gerando expectativas de resultados positivos para o terceiro trimestre, que se encerra em 20 de dezembro. As empresas que compõem o índice S&P 500 estão projetando um crescimento de lucros de 4,1% para o terceiro trimestre, o que marcaria o quinto trimestre consecutivo de taxa de crescimento de lucros ano a ano relatada pelo índice. No entanto, a FactSet aponta que a maioria delas costumam relatar lucros reais acima das estimativas.
Com base nessa melhora média na taxa de crescimento dos lucros durante a temporada de resultados, as empresas do índice provavelmente reportarão um crescimento anual dos lucros acima de 7% no terceiro trimestre. Isso é um sinal positivo para os investidores, que estão ansiosos para ver como as empresas irão se sair em um período de crescimento econômico lento.
Desempenhos e Lucros: O que Esperar
As comparações anuais ficam mais difíceis neste período, observam os analistas do Bank of America (BofA). Enquanto no terceiro trimestre de 2023 houve crescimento de 4% nos lucros, no segundo trimestre de 2023 houve queda de 6% nos resultados. No entanto, a amplitude de boas notícias deve melhorar: 72% das empresas devem aumentar o lucro por ação contra o mesmo período do ano passado, a maior proporção desde o quarto trimestre de 2021.
Do ponto de vista macroeconômico, as surpresas em relação à evolução da atividade econômica são consistentes com um crescimento dos lucros nesta temporada, na visão dos analistas da XP. Enquanto economistas projetam um crescimento de cerca de 2% para o PIB americano no terceiro trimestre de 2024, dados do Fed de Atlanta indicam um crescimento de 3,2% em sua estimativa mais recente, do dia 9 de outubro.
Crescimento e Surpresas Econômicas
‘Nossa visão é que será uma temporada de resultados recheada de números acima das expectativas, considerando uma economia americana ainda resiliente, com índice de surpresas econômicas se recuperando ao longo do trimestre e ficando positivo’, afirmam os analistas da XP. Além disso, expectativas de lucros revisadas excessivamente para baixo ao longo dos últimos três meses, geraram uma situação bastante propícia para que as empresas reportem surpresas positivas.
No entanto, Paulo Gitz, Maria Irene Jordão e Jennie Li ainda veem espaço para revisões negativas de projeções, o que pode gerar reações de mercado negativas. Os analistas do BofA esperam que o crescimento dos lucros da Sete Ações Magníficas (Nvidia, Apple, Microsoft, Meta, Tesla, Amazon e Alphabet) contra as outras 493 empresas do índice desacelerem no trimestre, e que os lucros das 493 empresas reacelerem a partir do quarto trimestre, enquanto os lucros das Sete Magníficas devem corresponder entre 18% a 20% do total, projeta o BofA.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo