Buscas do ano apontam dúvidas dos brasileiros, como racismo estrutural, desigualdade de renda, cor da pele da população negra, agamia e pessoas solteiras.
Desde a década de 1950, o racismo tem sido um problema estrutural nas sociedades, marcando a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Em 1947, foi estabelecida a Comissão de Igualdade Racial dos Estados Unidos, que trabalhou para abrandar a segregação racial, mas ainda há muito a ser feito. O racismo não é apenas um problema histórico, mas também uma realidade presente, refletida em práticas e ações cotidianas que perpetuam a desigualdade.
Em 2024, o Google divulgou sua lista de ‘buscas do ano’, mostrando o que mais os brasileiros procuraram na internet. Nesse contexto, o racismo também foi um tema de busca, juntamente com termos como ‘casca de bala’, ‘calabrese’ e ‘escala 6×1’ podem ter sido procurados, mas o racismo é um tema mais sério e complexo, com implicações profundas na sociedade, ainda que o Google não tenha destacado isso explicitamente. O preconceito e as ações discriminatórias são apenas algumas das formas pelas quais o racismo se manifesta, e é essencial que sejam abordados diretamente e enfrentados com firmeza, ao invés de serem marginalizados ou escondidos.
Buscas de 2023: Dúvidas, Assuntos e Personalidades em Alta
São variadas as questões, dúvidas, acontecimentos e personalidades que dominaram as buscas dos usuários da plataforma em 2023. O g1 tem o objetivo de fornecer respostas claras e precisas para todas essas inquirições.
10. Racismo Estrutural: Um Termo de Pesquisa Complexo
O racismo estrutural é um conceito acadêmico utilizado para descrever um conjunto de práticas e ações que promovem o preconceito, enraizado na sociedade. Ele está firmado na estrutura social e influencia relações políticas, econômicas, institucionais e culturais.
‘A compreensão de racismo estrutural não transforma instantaneamente a realidade, e, portanto, a realidade ainda é extremamente cruel e desequiparadora entre as pessoas’, explicou o presidente do STF, Luis Roberto Barroso, durante um seminário sobre igualdade racial, no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
A pesquisadora Mayara Amorim esclareceu que o racismo potencializa a desigualdade de renda para pessoas negras, um dos principais exemplos de racismo estrutural. Isso acontece porque a cor da pele constitui um fator adicional e cumulativo que resulta diretamente em uma diminuição na renda da população negra.
Saber mais sobre racismo estrutural pode ser acessado na reportagem do g1
9. Agamia: A Escolha de Viver Sem O Compromisso de Família
A agamia é a palavra que define pessoas que não querem casar ou ter filhos e que não se atraem pela ideia de compromisso tradicional, de estabelecer uma família. A pessoa que escolhe a agamia é solteira e se relaciona, esporadicamente, com outras pessoas, sem o rótulo de uma relação e há uma diferença entre estar solteiro e escolher ser agâmico.
‘A diferença entre agamia e estar solteiro é que o solteiro é solteiro independentemente do seu desejo, o agâmico está dizendo: eu quero estar solteiro’, explicou Heloisa Buarque de Almeida, professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH).
Saber mais sobre agamia pode ser acessado na reportagem do g1
8. Suplente de Vereador: Quem é e Como Funciona
Quando um partido ou federação elege um representante para vereador, todos os candidatos que concorreram pela mesma sigla e não foram eleitos, se tornam automaticamente suplentes. Saber quanto ganha um suplente de vereador e como as coisas funcionam pode ser acessado no g1
Esses suplentes são organizados em uma lista de acordo com a quantidade de votos que receberam. Se, por algum motivo, o titular da vaga precisar se afastar, o suplente mais votado do mesmo partido ou federação é chamado para assumir o cargo. Em caso de empate no número de votos, o mais velho assume.
O afastamento do vereador eleito pode ocorrer em diversas situações, como licenças médicas, cassação, renúncia ou morte. Os suplentes só recebem salário durante o período em que substituem o titular. Em caso de substituição definitiva, ele ficará no cargo até o final da mandato do colega de partido.
7. H1N1: Doença Respiratória Aguda Causada pelo Vírus Pandêmico
É uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus pandêmico (H1N1) 2009. Este novo subtipo do vírus da influenza, do mesmo modo que os demais, e é transmitido de pessoa a pessoa,
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo