Desenvolvimento de políticas públicas ambientais por meio de educação midiática e materiais pedagógicos formativos em parceria com a Secom/PR.
Em um esforço de promoção da educação midiática, o Ministério da educação, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a Embaixada da França no Brasil e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul lançaram o projeto MídiaCOP, no dia 11 de dezembro. Este projeto visa dar impulso às políticas públicas e aos projetos educacionais que integram a educação midiática no contexto ambiental.
Este projeto visa oferecer uma plataforma de formação e debate para os educadores, a fim de promover uma maior consciência ambiental entre os jovens. Não há nenhuma dúvida de que as ações ambientais devem ser priorizadas e o projeto MídiaCOP é uma iniciativa importante para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os problemas ambientais. Em última análise, a educação midiática tem um papel fundamental no engajamento da sociedade cívica e no desenvolvimento de uma cultura ambiental.
Projeto de Educação Mediática e Ambiental Aprende a Valorizar a Importância da Conservação
O MídiaCOP será responsável por desenvolver materiais pedagógicos inovadores e trilhas formativas que promovam a educação ambiental de maneira eficaz, visando capacitadores em territórios selecionados. Além disso, o projeto irá apoiar a capacitação de educadores-multiplicadores nos territórios e no desenvolvimento de projetos-piloto de educação midiática e ambiental. Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre Brasil e França no campo da educação midiática, o projeto busca expandir o alcance e a eficácia da educação ambiental. Em 2024, durante a vinda do presidente Emmanuel Macron ao Brasil, um acordo de cooperação foi assinado entre os dois países, reforçando a parceria no tema da educação midiática.
O projeto MídiaCOP pretende promover a educação ambiental de maneira eficaz, capacitando educadores-multiplicadores em territórios selecionados e desenvolvendo projetos-piloto de educação midiática e ambiental. A educação midiática será uma ferramenta essencial para levar a mensagem da importância da conservação para o público jovem. Segundo Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC, a educação básica é o nível mais apropriado para discutir questões ambientais. ‘A educação básica é a etapa que mais tem possibilidades de incidir sobre as questões ambientais. Quando a gente pensa na Amazônia, pensamos na cor verde, e isso nos dá a falsa impressão de que a conservação prescinde das pessoas, mas esse bioma só está protegido por causa das ‘gentes’ que vivem embaixo da copa das árvores,’ disse.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo