Falta de dados em questão de matemática assustou participantes do Enem 2024. Bastava substituir números por incógnitas como a, b e c.
‘É um exame nacional de ensino médio, mas parece um conteúdo de faculdade!’; ‘Ninguém está preparado para isso, é injusto!, ‘Cadê o resto [da questão]? É como se fossem perguntas de uma prova de graduação!’ Essas foram algumas das manifestações de revolta de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, no último domingo (10), diante de uma pergunta de matemática (⚪147 da prova cinza, 🟢155 da verde, 🔵137 da azul e 🟡164 da amarela).
Com uma dúzia de versões diferentes da questão espalhadas por redes sociais, alguns candidatos chegaram a afirmar que não entenderam o que estava sendo pedido. ‘É um exame nacional que precisa ser acessível!’ A questão em questão fazia parte da seção de matemática do Enem 2024, cuja primeira provas foi realizada no último domingo (10), marcando o início do Exame Nacional do Ensino Médio. ‘A gente estuda, estuda e estuda, mas não está preparado para resoluções de problemas como essas!’
Impressões Sobre a Questão do Enem 2024
Recentemente, uma pergunta foi proposta nos exames nacionais de ensino médio, que causou um certo alvoroço. Ela envolvia um cenário hipotético, onde um estudante precisava calcular a média de notas de um aluno, sem que fosse fornecido o valor total das notas. Só se sabia que, ao invés de dividir o total por 4, o estudante havia dividido por 5, o que resultou em uma média menor em uma unidade. Dessa forma, os candidatos ao enem/inep precisavam reverter essa operação para encontrar a resposta correta. Essa questão de matemática provavelmente causou desestabilização nos estudantes, que provavelmente estavam acostumados a ter mais dados para calcular o resultado.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo