Detalhamento dos eixos de Desenvolvimento Profissional e Organização Curricular e Pedagógica do programa voltado aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, com foco em Escola das Adolescências e Cursos de Especialização.
A educação é um tema prioritário para o Governo do Brasil e, nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC) fortalece sua atuação na área com ações estratégicas. O MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o primeiro encontro do Comitê Gestor Nacional do Programa Escola das Adolescências (Conapea) em 17 de janeiro, destaque na área de educação.
Com o objetivo de abordar temáticas como o desenvolvimento pessoal e social e a não violência, o Conapea visa fortalecer a educação nas escolas brasileiras. No encontro, os representantes dos estados e da sociedade civil discutiram a implementação do Programa Escola das Adolescências, que visa promover a educação nas escolas brasileiras de forma mais eficaz.
Educação: Reunião discute implementação de programas em escolas
A reunião recente dentro do Programa Escola das Adolescências buscou detalhar os aspectos-chave do ‘Desenvolvimento Profissional’ e da ‘Organização Curricular e Pedagógica’, considerando a proximidade para o lançamento das inscrições para cursos de especialização em educação. Com mais de 12 mil vagas disponíveis em nove cursos, este evento também pretendeu dar um enfoque às estratégias de implementação das iniciativas em questão até 2025, abrangendo as escolas que aderiram à iniciativa e receberam recursos financeiros para promover a inovação curricular. Neste contexto, os Clubes de Letramentos do programa figuram como uma das principais focos de atenção.
Educação: Reunião discute implementação de programas em escolas
Conforme o cronograma previsto, o próximo encontro será dedicado à apresentação dos grupos de trabalho que abordam temas específicos, incluindo o clima e a convivência nos últimos anos do ensino fundamental, os indicadores de qualidade na educação nesse período e a participação e educação midiática das adolescências. Além disso, a discussão sobre a eficácia dos programas implementados também será um dos principais assuntos.
Educação: Reunião discute implementação de programas em escolas
O Comitê-Gestor-Nacional, instituído pela Portaria nº 101/2025, tem a responsabilidade de realizar a governança sistêmica do Escola das Adolescências. Além disso, ele colabora para a formulação e a pactuação de esforços de implementação de estratégias, projetos e ações pela melhoria da educação nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, compete ao Conapea apreciar os planos de ação dos entes federativos referentes à implementação dessas estratégias, apreciar relatórios sobre a implementação e emitir recomendações para melhorias.
Educação: Reunião discute implementação de programas em escolas
O objetivo do Programa Escola das Adolescências é fornecer apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental. Ao buscar uma abordagem abrangente, ele procura propor uma estratégia para esse período que esteja alinhada com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil. Além disso, visa promover um espaço acolhedor e impulsionar a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo